13 dicas para parar de pensar em tudo e começar a viver agora

13 dicas para parar de pensar em tudo e começar a viver agora

Aqui está a verdade - pensar é bom até você exagerar.

Porque, como qualquer outra coisa, tudo em excesso é alarmante.



Você pode dizer que pensar demais não parece tão ruim na superfície. Mas espere até que o ciclo infinito de ruminação esgote sua energia mental.

O que é pensar demais?

É o que significa exatamente - pensar demais.

Alguns dos sintomas são analisar, comentar e repetir os mesmos pensamentos indefinidamente, em vez de agir. Na verdade, ele o impede de agir e encontrar a solução.

A coisa é, pensar demais é diferente de resolver problemas. O primeiro é apenas pensamento repetitivo sem mover mentalmente para uma solução.



Ele consome sua energia, desativa suas habilidades de tomada de decisão e o coloca em um ciclo de pensamento e reflexão repetidamente.

Em suma, você está preso em um círculo infinito e irritante de pensamentos estressantes. E deixe-me dizer, não é ótimo.



Pensar demais nas coisas pode impedir você de viver uma vida plena. Felizmente para nós, pensar demais não precisa ser uma parte permanente de nossa existência.

Agora, se você está pronto para enfrentar esse problema, aqui estão 13 maneiras de se libertar do pensamento excessivo:

1. Esteja ciente de seus pensamentos

Para lidar com seu hábito de pensar demais, você precisa aprender a estar ciente de seus pensamentos.

Estar ciente irá informá-lo quando você estiver começando a ruminar. Depois, você pode dar um passo atrás e examinar a situação.

Conscientização é o primeiro passo para parar de pensar demais.

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2. Não pense muito sobre e se.

Na maioria das vezes, pensar demais é causado pelo medo do futuro. Quando você se concentra no que pode acontecer, você fica paralisado.

Portanto, da próxima vez que você começar a espiralar nessa direção, pare.como parar de pensar demais

3. Distraia-se.

Toda vez que você estiver pensando demais, distraia sua mente com alternativas felizes, positivas e saudáveis.

Por exemplo, você pode meditar, dançar, viajar, aprender a tocar um instrumento, tricotar, desenhar ou pintar, em vez de ficar remoendo pensamentos negativos.

Para encerrar a análise exagerada, redirecione sua atenção para outra coisa que requer foco. Você pode até usar um quebra-cabeça, tarefa de memória ou qualquer jogo que exija concentração.



Todos eles podem ser suficientes para quebrar a atração irresistível do pensamento ruminativo. Distraindo sua mente, você descobrirá que a frequência do pensamento excessivo diminuirá.

4. Seja realista

Pensar demais torna as coisas maiores e mais negativas do que realmente são. No entanto, ser realista evita que o problema saia de proporções.

Tente não fazer uma montanha de um pequeno morro. Quando você se surpreender fazendo isso, pense se a situação fará diferença em cinco anos.

Se sua resposta for não, pare. Fazer esta pergunta simples pode ajudar a parar de pensar demais.

5. Pare de ser um perfeccionista.

Ser perfeccionista traz frustração em sua vida. Por quê? Porque nada e ninguém é perfeito.

Pare de esperar pela perfeição porque isso nunca vai acontecer. É irreal, pouco prático e debilitante.

Quando você se pegar pensando “Isso precisa ser perfeito”, perceba que esperar pela perfeição nunca é tão inteligente quanto fazer progresso.

6. Pare de ter medo.

Quando você falhou no passado, não significa que falhará agora também. Uma das causas da reflexão excessiva é o medo do fracasso.

Lembre-se de que só porque as coisas não funcionaram antes, não significa que não funcionará novamente.

Seu medo está paralisando você de viver uma vida plena. Sempre pense que cada situação é um novo começo.

7. Cronometre suas preocupações.

Dê a si mesmo tempo para pensar. Por exemplo, você pode definir um cronômetro para cinco minutos e dar a si mesmo esse tempo para pensar, se preocupar e analisar.

Mas assim que o cronômetro desligar, você pode anotar todas as coisas que o estão preocupando e depois seguir em frente.

Crie o hábito de não gastar muito pensando sobre pensamentos que o deixam ansioso.

Para mergulhar fundo nos ensinamentos e técnicas budistas para deixar de se preocupar e viver mais no momento presente, verifique o e-book mais popular do Hack Spirit: O Guia prático para usar a filosofia oriental e o budismo para uma vida melhor.

8. Você não pode controlar o futuro.

Pensar demais vem de querer controlar tudo. Mas saiba que ninguém pode prever o que acontecerá no futuro.

Não importa como você se prepara para o que vai acontecer, algumas coisas acontecem de forma não planejada. Se você passar o momento presente preocupando-se com isso, estará roubando seu tempo agora.

Por que não gastar seu precioso tempo curtindo o momento presente?

9. Você é bom o suficiente.

Não pense que você não é bom o suficiente. Tu es!

Quando você fizer o seu melhor, dê um tapinha nas suas costas e reconheça seus esforços. Aceite o fato de que, embora o sucesso possa depender em parte de algumas coisas que você não pode controlar, você fez o que pode.

10. Durma bastante e de boa qualidade.

Uma atitude positiva começa assim que você acorda. Ter um sono de boa qualidade ajudará a parar de pensar demais.

O oposto acontece quando você não dormiu o suficiente porque o torna mais vulnerável à irritabilidade, pessimismo e mau humor.

11. Exercite-se.

Malhar pode ajudar a liberar suas tensões e preocupações internas.

A maioria das pessoas dá um passeio para limpar a cabeça ou mudar seu espaço de cabeça para um mais construtivo.

12. Lembre a seu cérebro que você é o responsável.

Quando você começa a pensar demais, tem o poder de interromper seus pensamentos desnecessários e planejar um pensamento positivo para o qual mudar.

Você pode se concentrar em outras coisas, como a tarefa que está fazendo no momento, em vez de deixar seu cérebro controlar seus pensamentos.

13. Pare antes de começar.

Dizem que é melhor prevenir do que remediar. Quando se trata de pensar demais, uma maneira de impedi-lo antes de começar é ter um estoque de declarações positivas prontas.

Uma declaração simples como “Fiz o meu melhor” pode bloquear o início da ruminação.

O fato é que pensar demais é algo que acontece com qualquer pessoa. O que você precisa é de um sistema para lidar com isso.

Dessa forma, você pode afastar o pensamento negativo, ansioso e estressante e transformá-lo em algo útil, produtivo e eficaz.

como parar de pensar demais

Do que pensar demais é um sintoma?

É triste dizer, mas pensar demais é o gêmeo do mal da ansiedade. Qualquer tipo de transtorno de ansiedade é caracterizado por hipervigilância.

Uma pessoa ansiosa tende a pensar demais em tudo - sempre à procura de qualquer coisa que considere perigosa ou preocupante.

Se você tem causado problemas onde não há nenhum, então você pensa demais.

Em conclusão:

Sim, nos tornamos tudo o que pensamos. É assim que nossos pensamentos são poderosos.

“Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela.” - Marco Aurélio

No entanto, podemos decidir quais pensamentos ignorar em nossa mente. Embora nossos pensamentos possam nos moldar, ainda somos seus mestres e temos o poder de mudar ou impedir quando estiver se tornando muito.

Decida viver no momento presente através da experiência, porque seus erros no passado e suas preocupações com o amanhã não importam.

O que importa é que você realmente viva e aproveite o momento presente - AGORA.

Adotar um hábito diário de atenção plena é uma das maneiras mais eficazes de parar de pensar demais.

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