5 dicas de atenção plena que podem ajudá-lo a sentir um pouco de paz

Você tem uma mente hiperativa? Você também sente que isso o impede de meditar e ficar calmo?

Se for esse o caso, não se preocupe. Abaixo, falaremos sobre 5 dicas de atenção plena que podem ajudá-lo a sentir um pouco de calma:

O objetivo da atenção plena não é ter uma 'mente vazia'

Todos nós já ouvimos que o objetivo de atenção plena e meditação é ter uma mente completamente vazia.

No entanto, você pode ter percebido que realmente não há como “desligar” sua mente.

Quando você está tentando esvaziar sua mente, os pensamentos que ocorrem podem até mesmo deixá-lo frustrado e se perguntar o que você está fazendo de errado ou que outras técnicas você pode usar para realmente dominar este 'vazio'.

Quanto mais você tenta impedir os pensamentos, mais rápido eles surgem.

No entanto, há boas notícias. Esvaziar a mente não é, na verdade, o propósito da atenção plena. Aqui estão alguns passos para atingir um estado realista de presença e paz, mesmo com uma mente hiperativa.

1) Aceite que é impossível aquietar completamente a mente.

Os cérebros pensam, quer você queira ou não, é o trabalho deles. Não tentamos impedir que nossos ouvidos ouçam ou que nosso corpo sinta; o pensamento do cérebro é apenas um estado natural. Aceite e aprecie que isso é o que a mente faz.

Possivelmente Lao Tzu coloca a arte da aceitação da melhor maneira:

“A vida é uma série de mudanças naturais e espontâneas. Não resista a eles; isso só cria tristeza. Deixe a realidade ser realidade. Deixe as coisas fluírem naturalmente da maneira que quiserem. ”

2) Não julgue sua própria mente.

Quando você aceita sua mente e todos os seus pensamentos sem julgá-los, a mente se acalma. Quando você resiste à sua mente e aos seus pensamentos, na verdade está causando estresse e ansiedade e amplificando o sofrimento. No entanto, quando você aceita seus pensamentos e os deixa estar, você pode ficar em paz.

Mestre espiritual Osho descreve a criação de uma lacuna entre o observador e a mente, que é um caminho crucial para a iluminação.

“É simplesmente sentar em silêncio, testemunhando os pensamentos que passam diante de você. Apenas testemunhando, não interferindo nem mesmo julgando, porque no momento em que você julga você perde o testemunho puro. No momento em que você diz “isso é bom, isso é ruim”, você já saltou para o processo de pensamento.

Demora um pouco para criar uma lacuna entre a testemunha e a mente. Uma vez que a lacuna está lá, você terá uma grande surpresa: você não é a mente, que você é a testemunha, um observador.

E esse processo de observação é a própria alquimia da religião real. Porque à medida que você se torna cada vez mais enraizado no testemunho, os pensamentos começam a desaparecer. Você é, mas a mente está totalmente vazia.

Esse é o momento da iluminação. Esse é o momento em que você se torna, pela primeira vez, um ser humano não-condicionado, são e realmente livre. ”

3) Perceba que análise não é o mesmo que ação.

Quando seu cérebro está analisando coisas, está pensando no passado e no futuro. Quando você está em ação ou fazendo coisas, você está no presente. Quando você planeja com antecedência, não precisa pensar no futuro ou no passado, você pode se concentrar no que está acontecendo agora.

De acordo com David Rock, nosso cérebro tem dois sistemas operacionais diferentes. Uma é chamada de “rede padrão”, que está ativa quando você pensa sobre você ou outras pessoas, ela mantém uma “narrativa”.

A outra rede é chamada de “rede de experiência direta”. Quando a rede de experiência direta está ativa, várias regiões diferentes do cérebro tornam-se mais ativas. Isso inclui a ínsula, uma região que se relaciona com a percepção das sensações corporais.

Quando essa rede de experiência direta é ativada, você não está pensando intensamente no passado ou no futuro, em outras pessoas ou em você mesmo, nem está considerando muita coisa. Em vez disso, você está experimentando informações que chegam aos seus sentidos em tempo real.

Quando você concentra sua atenção nos dados que chegam, como a sensação da água em suas mãos enquanto se lava, isso reduz a ativação do circuito narrativo. Isso explica por que, por exemplo, se seu circuito narrativo está ficando louco de preocupação com um evento estressante que se aproxima, respire fundo e concentre-se no momento presente.

4) Concentre-se na tarefa em questão.

Quando você medita na tradição budista, você usa um ponto de foco como um mantra ou sua respiração.

Isso dá a sua mente um ponto focal e a impede de vagar demais para pensar em outras coisas.

Em sua vida, porque muito do que você faz é uma rotina e sua mente não precisa se envolver para ajudá-lo a completar essas tarefas (como escovar os dentes), sua mente está livre para pensar sobre coisas sem sentido. Concentrando-se no que você está fazendo, você pode realmente aquietar a mente ao longo do dia.

5) Continue voltando ao seu ponto focal.

Claro que você vai se distrair. Não desista! Mesmo que você se sinta frustrado por ter voltado ao ruído mental, considere uma vitória que você possa ver isso como ruído e como uma oportunidade para começar a sua atenção plena novamente.

Em conclusão

Estar atento ao que está acontecendo agora e parar de criticar sua mente pode ser difícil no início.

No entanto, quanto mais prática e quanto mais você implementar essas dicas em sua vida, mais mudanças você verá.

Pequenas mudanças se tornarão grandes mudanças e antes que você perceba, você será capaz de passar muito mais tempo no presente com uma mente muito mais calma.