7 frases simples que as pessoas podem usar para manipular você (e como você pode responder)

No início, pode ser difícil detectar se seu parceiro está tentando fazer o que quer com você, porque a manipulação geralmente é mascarada como amor. É quando seu parceiro tenta controlá-lo adoçando sua intenção manipuladora com palavras doces.

Se você permite que seu parceiro ou qualquer outra pessoa controle sua vida, você está se sujeitando a uma forma de abuso. Então, como você combate um parceiro desagradável? Você assume o controle e aprende a desligar essas frases de manipulação comuns:

Frase manipulativa nº 1: Você me obrigou a fazer isso!

Sua resposta: Eu sou apenas responsável por minhas próprias ações, e você também. Se você agiu da maneira que agiu, precisa entender que foi você quem decidiu fazê-lo em primeiro lugar. Nunca sou capaz de obrigar você ou qualquer pessoa a fazer qualquer coisa.

Frase manipulativa nº 2: Por que você ainda está com raiva de mim? Já comprei um presente para você.

Sua resposta: É muito gentil de sua parte comprar isso, mas meu perdão não vem com uma etiqueta de preço. Se você está tentando me subornar, pode ter seu presente de volta.

Frase manipulativa nº 3: Quero verificar seu telefone para ver para quem você está enviando mensagens de texto. Não é em você que não confio, mas nas outras pessoas.

Sua resposta: Eu sou aquele com quem você está se relacionando, então você não precisa confiar em outras pessoas. Se você realmente confia em mim, não precisa questionar minha honestidade e fidelidade. Caso contrário, você está me reduzindo a um mentiroso patológico e trapaceiro, o que eu não sou e nunca serei.

Frase manipulativa nº 4: Apenas fique em casa e deixe-me cuidar de você. Isso é o melhor para as crianças.

Sua resposta: Isso não é você cuidando de mim. Isso é você colocando o controle sobre a minha vida. Se você quer o melhor para nossos filhos, você vai deixá-los ter uma mãe feliz e completa. A única maneira de me tornar completo é me deixar fazer o que me deixa feliz. Receio ter essa escolha. Meus filhos precisam perceber que moldam suas próprias vidas fazendo suas próprias escolhas.

Frase manipulativa nº 5: Você precisa fazer do meu jeito. Eu entendo que você tenha fortes sentimentos sobre isso, mas isso é o melhor.

Sua resposta: Pode ser o melhor para você, mas não para mim. Você precisa me ouvir e levar em consideração tudo o que eu preciso dizer. O melhor para nós é tomarmos decisões como casal.

Frase manipulativa nº 6: Não me deixe. Eu posso me machucar.

Sua resposta: Você pode ligar para a linha direta de suicídio se tiver essas tendências. Já expliquei os motivos da minha saída. Espero que esteja claro para você.

Frase manipulativa nº 7: você pode não querer ter filhos agora, mas vamos tentar. Eu só quero começar uma família.

Sua resposta: Podemos começar uma família sem filhos. O que importa é cultivarmos o respeito mútuo. Isso significa que você também respeitará minha decisão de quantos filhos criaremos e quando os teremos. Avisarei você quando estiver pronto.