Um processo de 6 etapas para treinar seu cérebro para se livrar de emoções e sentimentos negativos

Um processo de 6 etapas para treinar seu cérebro para se livrar de emoções e sentimentos negativos

A vida certamente lhe dará alguns momentos ruins de vez em quando.

É assim que as coisas são e, no final do dia, crescemos com cada experiência que temos.



Mas, tanto quanto podemos aprender com essas situações terríveis, ainda temos que lidar com elas no presente, e essa é a parte mais difícil.

Nosso instinto nos diz que precisamos enterrar essas emoções ou nos esconder delas.

A mente está sempre fazendo o possível para evitar o desconforto, e é por isso que é muito mais atraente nos escondermos do nosso constrangimento, remorso, tristeza, estresse, ansiedade e raiva do que lidar com eles.

Mas adiar a experiência desses sentimentos dolorosos apenas perpetua um estado de angústia de longo prazo.



Acabamos sofrendo muito mais e mais profundamente do que o contrário, simplesmente porque não conseguimos reunir a coragem para enfrentar as ansiedades que espreitam no fundo de nossas mentes.

Mas como reunimos forças para fazer isso?



Pense assim: em vez de se afastar das emoções que você não quer enfrentar, apenas volte lentamente para a experiência.

Você não precisa olhar para isso de frente, mas também não deve evitá-lo completamente. Cuide da sua metade ferida enquanto lida com a dor da outra metade.

Abaixo, detalhamos o processo de seis etapas para lidar emocionalmente com seus momentos mais difíceis em paz:

1) Pausa e Retorno

Quando a dor e a ansiedade nos atingem, nossa reação automática é fugir e nos proteger dos sentimentos ruins.

Mas esta é a parte mais importante da recuperação - a escolha de começar a recuperação imediatamente.

Se você se afastar das vibrações negativas, nunca começará a recuperação porque nunca se dará a oportunidade de experimentar completamente o inevitável.



Portanto, evite a reação instintiva de correr e se esconder. Vire-se e enfrente o que você mais teme.

Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo poderá começar as próximas etapas e menos tempo terá para lidar com todo esse problema em geral.

Afinal, por que você deseja prolongar a negatividade?

2) Identifique todos os lados da negatividade

Pare de mentir para si mesmo. Depois de reunir coragem para voltar à negatividade e olhar para ela, você deve ver como ela é.

Quer seja dor, vergonha, vergonha, ódio, qualquer coisa, você deve ver suas verdadeiras cores.



Não se convença de que não é tão sério quanto poderia ser, porque isso ainda é o mesmo que se esconder.

Se houver vergonha dentro de você, diga a si mesmo imediatamente: 'Sei que existe vergonha dentro de mim e reconheço tudo isso.'

Se você fez algo ruim ou vergonhoso, deve reconhecer as emoções pelo que são, em vez de mascará-las como algo que não são.

3) Aceitar

Depois de identificar a negatividade, é hora de aceitá-la. Aceite que o que aconteceu já aconteceu e não pode ser retomado ou refeito.

Os outros podem perdoá-lo pelo que você fez, ou você pode acabar se esquecendo disso no longo prazo, mas é importante que você reserve um tempo para admitir para si mesmo que entende completamente as emoções negativas que se escondem dentro de você, porque eles estão lá, e que eles não podem ser revertidos.

4) Perceba que nada dura para sempre

Os sentimentos negativos são muito mais fortes do que os positivos. Eles duram mais, nos impactam com mais força e ficam conosco pelo que parece ser para sempre.

Mas uma coisa que você pode fazer para superá-los é entender o fato de que não durarão para sempre.

Tente pensar em suas piores memórias. Talvez você estivesse constrangido, envergonhado, culpado. Agora pense em como você se sente a respeito desses incidentes agora.

São apenas memórias vagas? Adivinhe: todas as suas emoções acabarão sendo nada mais do que memórias vagas. Por mais difícil que seja agora, isso também passará.

5) Refletir sobre o que aconteceu e responder

Muitas pessoas se aprisionam em uma espiral descendente de negatividade, e tudo o que precisa é dar um único passo errado para cair dessas escadas.

Uma coisa ruim acontece e, em vez de responder apropriadamente, eles agem precipitadamente, atacando com negatividade, fazendo com que mais coisas ruins aconteçam.

Não caia nessa descida de loucura e más vibrações. Responda de acordo com sua situação e descubra a melhor maneira de sair dela ou seguir em frente com toda sua dignidade intacta.

6) Esteja aberto para o futuro

A última etapa é bastante simples: não tenha medo do futuro.

Aceite que haverá um resultado. Esse resultado pode não ser o que você esperava, mas é o que é . Com todas essas etapas, o futuro será melhor do que hoje.