Um psicólogo clínico explica a verdadeira razão pela qual as pessoas têm medo de palhaços

Algumas pessoas experimentam uma leve sensação de mal-estar na presença de palhaços, outras ficam assustadas com eles e outras ainda têm um medo absoluto deles. Existe até um termo científico para o medo de palhaços: coulrofobia.

Esconder-se atrás de pinturas faciais espalhafatosas, vestir-se de maneira bizarra e andar como um pato é considerado engraçado, mas muitos acham a visão de um palhaço um tanto perturbadora, senão desagradável.

Na verdade, um recente estude do psicólogo social da Knox College, Francis McAndrew, e sua aluna Sara Koehnke sobre as coisas assustadoras descobriram que os entrevistados achavam que os palhaços praticam a profissão mais assustadora - os taxidermistas ficaram em segundo lugar.

As crianças sempre tiveram medo de palhaços, mas por que incomodam os adultos?

Escrevendo para Business Insider, Dra. Dena Rabinowitz, psicóloga clínica especializada em transtornos de ansiedade, diz que há duas coisas sobre os palhaços que levam as pessoas a ter medo deles.

Crédito: Shutterstock

“A primeira é que dependemos muito das expressões faciais para entender as pessoas e ver suas motivações. E com palhaços você não tem expressões faciais. Está tudo sob maquiagem e corrigido. E então há uma espécie de questão de 'o que está acontecendo lá embaixo?'

“A segunda coisa é que as pessoas não confiam intrinsecamente nas pessoas que estão sempre felizes e rindo. Para muitas pessoas, o medo de palhaços, na verdade, é parte de um medo mais geral de criaturas mascaradas ”, diz Rabinowitz.

Não gostamos de coisas que são familiares, mas não exatamente certas. Então, os palhaços parecem pessoas, mas há uma estranheza nisso. Há algo que é um pouco estranho e fora do normal e que nos incomoda, diz Rabinowitz.

Se vemos palhaços em lugares como um circo ao qual pertencem, isso geralmente não é tão assustador. Mas se vemos um palhaço que já é um pouco estranho e diferente para nós em um lugar onde normalmente não pensamos que eles deveriam ser como a floresta, é ainda mais assustador, acrescenta ela.

Supõe-se que os palhaços são engraçados e divertidos, mas as crianças têm medo quase universal de palhaços. Por que é que?

Em um estudo da Universidade de Sheffield com mais de 250 crianças com idades entre quatro e 16 anos, os pesquisadores descobriram que uma grande maioria expressou não gostar de palhaços fazendo parte da decoração do hospital, relata Readers Digest.

De acordo com Valérie De Courville Nicol, professor do departamento de Sociologia e Antropologia da Concordia University, isso pode ser porque os palhaços, por sua própria natureza, são projetados para perturbar, relata o Reader’s Digest.

(Se você está procurando ações específicas que você pode realizar para ficar no momento e viver uma vida mais feliz, confira nossoe-book mais vendidosobre como usar os ensinamentos budistas para uma vida consciente e felizaqui.)

Os palhaços são feitos para nos perturbar e é assim que

Eles não seguem as normas sociais em muitos aspectos, quebrando todas as regras quando se trata de comportamento e aparência aceitáveis.

“Eles representam muito do que deveria permanecer oculto, eles são muito emocionais, seu tempo está errado e suas reações são inesperadas e incomuns, De Courville Nicol disse ao Reader’s Digest.

Essa instabilidade é o que nos assusta e pode resultar em todos os tipos de reações emocionais, do riso ao terror, explica ela.

“O palhaço vira o mundo de cabeça para baixo. Isso nos mostra o que é tabu, contra o que estamos defendendo emocionalmente e o que estamos reprimindo ”, diz ela. “Isso o torna poderoso em um sentido terapêutico e como um dispositivo de terror”.

De acordo com Quartzo, o medo pode ser rastreado até a teoria 'O Estranho' de Sigmund Freud. A teoria explica que a palavra 'estranho' é muito semelhante à palavra 'familiaridade'.

Para Freud, algo é estranho se for quase familiarmente reconhecível, mas de alguma forma um pouco diferente de Steven Schlozman, professor assistente de psiquiatria na Harvard Medical School, disse ao Quartz.

O rosto de um palhaço, com características faciais familiares distorcidas e exageradas pelo uso de maquiagem, representa algo estranho. Essa estranha familiaridade nos deixa desconfortáveis.

Crucialmente, Freud acreditava que nossa reação ao arrepio era uma resposta primitiva de luta ou fuga, e não uma reação racional. Quando você vê algo assustador, “você fica surpreso antes mesmo de saber por que fica surpreso”, disse Schlozman ao Quartz.

Sigmund Freud teorizou que coisas que achamos estranhamente familiares parecem estranhas e se referiu a esse fenômeno como 'o misterioso'.

Há mais.

A estranheza dos palhaços e a inquietação que os acompanha são agravadas quando o papel normalmente benigno associado aos palhaços (entreter pessoas) é subvertido por papéis malévolos (matar pessoas).

“Toda a indústria do filme de terror joga com o misterioso. Ele pega algo com o qual estamos familiarizados e o distorce ou o coloca em contextos errados ”, disse De Courville Nicol ao Reader’s Digest.

E essa não é toda a história.

A pintura berrante e os trajes estranhos não apenas disfarçam uma pessoa física, mas também escondem a personalidade da pessoa que você não pode ver. Isso adiciona outro nível de assustador. Simplesmente não sabemos com quem estamos lidando e essa incerteza é, em última análise, perturbadora.