Um Mestre Zen diz que esses 8 hábitos são cruciais para uma vida feliz

Zen é sempre um assunto difícil de discutir, simplesmente porque o último objetivo do zen- iluminação - não é algo que pode ser verdadeiramente captado em palavras.

A iluminação é algo que só pode ser sentido; uma vez que você tenta capturá-lo, ele desaparece. Mas estudar o Zen tem a ver com a própria sensação de iluminação. O Zen é sobre a prática e como encontrar a iluminação em seus próprios termos.

Com o Zen, vem uma série de sabedoria que pode ser aplicada em sua vida cotidiana. Isso inclui percepções e valores que a maioria das pessoas toma como certos ou ignora por sua simplicidade, mas uma vez que você realmente aproveite ao máximo essas verdades universais, você pode se encontrar alcançando essa iluminação aos poucos e aumentando sua felicidade.

Aqui estão 8 regras cruciais para uma boa vida de um Mestre Zen:

1) Seja cuidadoso com suas palavras e atenha-se a elas

O budismo enfatiza o poder que nossas próprias palavras têm sobre nós. Embora possa ser fácil descartar as coisas que dizemos e fingir que não significam nada, nossas palavras são muito mais importantes do que normalmente percebemos.

Eles agem como nossos representantes para o mundo ao nosso redor, e quanto mais descuidados formos com nossas palavras, menos seremos aos olhos dos outros.

Tome cuidado com o que você diz e, mais importante, siga em frente o que você disser.

É tudo sobre praticar o que você prega. Se você puder se comprometer com uma vida em que as pessoas saibam que podem confiar em sua palavra, aprenderá a respeitar a si mesmo mais do que poderia de outra forma.

2) Nunca coma para satisfazer

Comer é uma daquelas coisas que geralmente não associamos a ser zen ou não ser zen, mas a verdade é que uma alimentação saudável é a principal forma de regular sua mente e corpo.

Pode ser fácil render-se à fome e comer até ficar satisfeito.

Mas abusar da comida tem consequências tanto para a mente quanto para o corpo - você não só ganhará peso e ficará doente, mas também ficará mais fraco contra o vício e a tentação.

3) Todas as manhãs, medite e acenda incenso

Pode parecer um pouco chato no início, mas uma vez que você entrar na rotina, verá que não há nada mais satisfatório e contribuindo poderosamente para uma vida Zen do que o dia a dia meditação matinal com incenso.

Tudo se junta para ajudá-lo a disciplinar sua mente e corpo - acordar cedo pela manhã, dar a si mesmo um ritual diário pelo qual ansiar, o aroma suave de incenso e a chance de se reconectar com você todas as manhãs.

4) Seja um herói e uma criança

Cada dia é um teste - as escolhas que fazemos são todas decisões individuais que moldam quem somos e como interagimos com o mundo.

E pode ser difícil saber qual escolha é a certa, especialmente quando nem sempre estamos totalmente familiarizados com as circunstâncias e possíveis consequências.

A melhor maneira de viver sua vida de acordo com os ensinamentos Zen é ser um herói e uma criança.

Isso significa ser destemido e corajoso, disposto a se colocar à frente dos outros para protegê-los, como um herói; mas também significa lembrar a importância do amor e da ternura, ser gentil e gentil como uma criança.

Depois de aprender a combinar essas duas personalidades, você pode começar a tomar decisões com o coração e a mente cheios.

5) Estude cada oportunidade

Nem sempre conhecemos as oportunidades quando elas aparecem, não antes que seja tarde demais. Em outros casos, uma oportunidade pode parecer tão maravilhosa que pulamos imediatamente, temendo que ela nunca mais aconteça.

Quer seja silencioso e sutil ou barulhento e desagradável, é importante que você estude cuidadosamente todas as oportunidades. É realmente o que você deseja e, mais importante, é realmente o que você precisa?

6) Seja quem você é ao receber convidados

Este precisa de um pouco de explicação, mas basicamente se refere a viver no presente. Quando você tem um convidado em casa, é importante que fique você - faça o que faria se estivesse sozinho, e aja e fale da mesma maneira.

E quando estiver sozinho, comporte-se da mesma maneira como se tivesse convidados. O que isso ensina? Ele ensina você a respeitar a si mesmo e seu próprio tempo da mesma forma que respeitaria os outros.

7) Dormir em um horário normal

Dormir determina a qualidade de sua vida muito mais significativamente do que você imagina. Fazer uma programação consistente de sono em uma hora normal pode ditar a qualidade do seu dia seguinte, e do seu próximo e do seguinte.

Crie essa normalidade e consistência e você verá os resultados imediatamente.

8) Não chore o passado: prepare-se para o futuro

Embora um mestre Zen possa estar mais preocupado em viver no presente, ainda é um lembrete útil para deixar o passado para trás.

Não importa o que você possa ter feito, você deve ter em mente que essas coisas estão feitas e limpas; eles não podem ser revertidos.

É hora de curar suas feridas, arrependimentos e velhas dores e começar a fazer um futuro e um amanhã melhor.