O iogurte fica ruim? Quanto tempo isso dura?

O iogurte é um produto lácteo comum que é criado por meio de um processo de fermentação - porque já está 'azedo' até certo ponto, isso significa que o iogurte pode durar meses? O iogurte estraga, e como você pode saber?

As diretrizes gerais sugerem que o iogurte pode durar cerca de duas semanas além da data impressa sem abrir e armazenado na geladeira, ou cerca de dois meses no freezer. Depois de abertos, devem durar cerca de uma semana.

O iogurte dura mais do que muitos outros laticínios, mas sim, ele estraga. Embora as culturas de bactérias vivas atuem como conservantes, afastando o mofo por um tempo, o iogurte é um produto lácteo e o leite é frágil. O tempo e o calor farão produtos lácteos estragam .

Conteúdo exposição
Prazo de validade do iogurte
Por quanto tempo o iogurte pode ficar de fora?
Como saber se o iogurte é ruim
O que acontece quando você come iogurte velho?

Prazo de validade do iogurte

O iogurte produzido comercialmente é vendido com um vencimento, venda até ou melhor na data . Essa data pode ser estendida por até duas semanas sem causar danos ou doenças. Este conselho se aplica apenas a iogurtes naturais ou à base de frutas, não a sobremesas à base de iogurte, cremes ou qualquer prato que contenha ovos.

iogurte

Depois de abertos, todos os tipos de iogurte devem ser consumidos dentro de uma semana a partir da data impressa, se refrigerado, ou dentro de um mês, se congelado.

Todas as formas de iogurte vão durar indefinidamente no freezer, mas para melhor qualidade deve ser consumido dentro de um ou dois meses

• Iogurte normal - estes produtos podem durar cerca de duas ou três semanas após a data de impressão, quando armazenados corretamente antes de serem abertos.
  • Iogurte Com Frutas - A presença de pedaços de frutas no iogurte pode destruir as qualidades de preservação das bactérias do ácido láctico, então o iogurte de frutas não dura tanto. Armazenado corretamente, pode durar de sete a dez dias.
  • Iogurte Grego / Iogurte Reduzido de Gordura - pode durar uma ou duas semanas além da data impressa.
  • Bebendo Iogurte - dura de sete a dez dias após a data impressa.
  • Iogurte congelado - é melhor consumido em dois ou três meses, mas fica bom indefinidamente no congelador.
  • Iogurte caseiro - pode durar até duas semanas. Se houver pedaços de fruta dentro, apenas uma semana. Se você gosta de frutas ou adoçantes com iogurte, eles devem ser adicionados a cada porção. Não adicione açúcar ou frutas a grandes lotes de iogurte caseiro natural - as bactérias que transformar leite em iogurte vai se alimentar de açúcar e estragá-lo.

Por quanto tempo o iogurte pode ficar de fora?

O iogurte pode estragar muito rapidamente se deixado em temperatura ambiente ou acima. A cada hora que passa, o crescimento bacteriano pode dobrar ou triplicar.

Recomendamos descartar qualquer iogurte que tenha ficado fora por mais de duas horas.

Como saber se o iogurte é ruim

Você pode limitar o risco de iogurte estragado armazenando-o nas prateleiras da geladeira e não na porta, pois assim ficará mais frio e durará mais tempo.

Comer iogurte estragado não é apenas uma experiência desagradável, mas também pode deixá-lo doente.

Felizmente, há muitas maneiras de determinar se o iogurte está rançoso.

1. Verifique se há líquido - alguma separação de líquidos de sólidos é normal ao longo do tempo. Se houver uma pequena quantidade de líquido na superfície, o iogurte ainda está bom - basta mexer e comer normalmente. No entanto, se a superfície estiver totalmente coberta com líquido, jogue o iogurte fora.
  2. Olha a textura - o iogurte deve ser suave e cremoso. Se você vir caroços, aglomerados ou coalhada, é um sinal claro de que o iogurte é ruim e não deve ser comido.
  3. Verifique se há molde - se vir algum bolor no interior da tampa ou em todo o iogurte, deite fora a cuba inteira - pode ter espalhado por todo o produto.
  4. Cheiro - o iogurte rançoso terá um aroma azedo muito desagradável. Se você puder detectar qualquer cheiro anormal, descarte a banheira inteira.
  5. Gosto - provar uma pequena quantidade de iogurte ruim não deve deixá-lo doente. Se o iogurte tiver um gosto amargo, azedo ou mesmo geralmente 'ruim', é melhor prevenir do que remediar e jogá-lo fora.

O que acontece quando você come iogurte velho?

Como acontece com muitos laticínios, quando o iogurte estraga, pode desenvolver bactérias e fungos perigosos que podem causar enjôo.

Comer iogurte velho coloca você em risco de intoxicação alimentar - os sintomas podem incluir diarreia, cólicas, vômitos e febre. Os sintomas podem começar dentro de algumas horas após o consumo ou até 24 horas, e geralmente duram entre 12 e 48 horas.