Resiliência emocional: 10 hábitos cruciais

Resiliência emocional: 10 hábitos cruciais

Existem poucos traços de caráter mais valiosos e subestimados do que a resiliência.

Força, bravura, inteligência, vontade - embora seja ótimo ter todas essas qualidades, há um elemento comum que todos eles compartilham, que é a resiliência.



Resiliência emocional é sua capacidade de se levantar depois de você cair.

A resiliência mantém seu nariz no livro e sua vontade viva, mesmo quando todos ao seu redor desistem.

Resiliência emocional é a diferença entre querer um sonho e transformar esse sonho em realidade.

E embora algumas pessoas tenham naturalmente um barril de resiliência de onde tirar, o resto de nós tem que construí-lo.



Aqui estão 10 maneiras pelas quais acredito que você pode começar construindo sua resiliência emocional e se tornando uma versão mais forte de você:

1) Encontre seu objetivo

Muitos de nós passamos a vida em uma espécie de piloto automático prolongado. Passamos de uma fase da vida para outra - escola, trabalho, casamento, família - sem nos perguntarmos verdadeiramente: o que queremos fazer da vida?



Sua carreira e seu parceiro podem atuar como substitutos de seu propósito enquanto você procura por um, mas se você nunca encontrar aquilo que o preenche com um compromisso sincero, então você nunca realmente quer para se empurrar o mais longe que puder.

2) Olhe pelo lado bom

Nós entendemos - a vida é difícil e permanecer positivo e otimista pode ser uma das maiores lutas que você pode enfrentar.

A vida pode derrubá-lo e fazer você se sentir a menor coisa do mundo, e há momentos em que você precisa recuar e se curar.

Mas essa não pode ser sua única resposta. Você tem que se levantar após cada dificuldade, e a melhor maneira de fazer isso é olhando para o lado positivo.

Mesmo que todas as probabilidades estejam contra você, encontre a positividade, a possibilidade de um final feliz, e use essa imagem mental para se impulsionar.

(Para aprender sobre mindfulness e isso pode ajudá-lo a ser mais otimista, confira o e-book do Hack Spirit: A Arte da Atenção Plena: Um Guia Prático para Viver no Momento)



3) Encontre outros

Os humanos são criaturas sociais, e não é surpresa que aqueles com fortes laços e comunidades sejam aqueles que tradicionalmente prosperaram.

Apegar-se a si mesmo pode parecer a melhor opção, especialmente se você tiver um histórico de ter sido decepcionado e até mesmo traído.

Mas você não será capaz de alcançar a resiliência de que precisa se não tiver ninguém em quem se apoiar, exceto você mesmo.

Aceite suas próprias fraquezas e limitações e encontre outras pessoas de quem possa tirar força em momentos de necessidade.

4) Nunca pare de evoluir

Sua contribuição para o mundo é o legado que você deixará para trás. Então, qual será a sua contribuição?



Apenas sua presença, seu esforço, sua gentileza? Ou você vai deixar para trás algo mais único, algo que realmente marca o seu lugar na história que deseja definir?

Não é suficiente apenas 'ser' se você quiser permanecer relevante e resiliente. Você tem que “ser” a melhor versão de si mesmo que puder, e isso significa evoluir e desenvolver suas habilidades. Concentre-se em suas habilidades, desenvolva seus pontos fortes e torne-se uma força que só você pode ser.

5) Definir metas

Não há nada mais caótico do que uma crise e, para a maioria das pessoas, uma crise é o suficiente para abalar o mundo inteiro.

Mesmo as pessoas mais resilientes se sentirão às vezes oprimidas pelas piores crises de suas vidas, mas a diferença entre um indivíduo resiliente e alguém que não é é a sua resposta à crise.

E essa resposta? Estabeleça metas. Encontre sua próxima etapa e execute-a o mais rápido possível. Comece a limpar o caos antes que ele limpe você.

(Se você está procurando uma estrutura estruturada e fácil de seguir para ajudá-lo a encontrar seu propósito na vida e atingir seus objetivos, verifique nosso e-book emcomo ser seu próprio treinador de vida aqui)

6) Cuide de você

Todos nós conhecemos o estresse. Alguns de nós fogem dele, alguns de nós batem-nos contra ele até que vá embora.

Mas de uma forma ou de outra, o estresse tende a nos fazer esquecer de nós mesmos. Comer de forma saudável, fazer exercícios, dormir o suficiente todas as noites: todos esses hábitos podem ir pela janela quando você está estressado e isso torna a situação ainda pior.

Sempre cuide de você antes de mais nada.

7) Adapte-se à mudança

Uma regra de vida é que nada permanece igual. Pode ser doloroso e difícil quando uma grande situação é forçada a mudar, mas recusar-se a se adaptar a essa mudança pode fazer ou destruir quem você é como pessoa.

Aceite a inevitabilidade da mudança e saia na frente da curva antes que ela o deixe para trás.

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8) Acredite em você mesmo

Acreditar em si mesmo é uma força-chave para superar o estresse dos maiores obstáculos da vida.

Mesmo que as probabilidades estejam contra você, dizer a si mesmo que você é capaz do que precisa fazer é motivação mental suficiente para passar para o próximo estágio.

(Para mergulhar profundamente nas técnicas da filosofia oriental para ajudá-lo a construir sua autoconfiança e autoconfiança, verifique meu novo e-book: O Guia prático para usar o budismo e a filosofia oriental para uma vida melhor)

9) Seja ativo, não reativo

Alguns de nós esperam que os problemas ocorram. Se você está passando por uma ótima situação, pode ficar tentado a relaxar e aproveitar o momento.

Mas não aproveite o momento por muito tempo: como afirmado anteriormente, tudo na vida vai mudar. Problemas que você nunca esperava surgirão do nada, e sua capacidade de superá-los dependerá do quanto você se preparou para eles.

Não espere que surjam problemas; comece a resolvê-los antes que aconteçam.

10) Aprenda a resolver todos os problemas

E, finalmente, os indivíduos mais resilientes sabem que os problemas podem surgir a cada esquina.

Quanto melhor você se equipar com habilidades de resolução de problemas, mais fácil será superar até mesmo as situações mais estranhas.

E não se atenha sempre à mesma solução: seja criativo, inovador e encontre novas maneiras de resolver problemas antigos.

Quanto mais criativamente você aprender a resolver problemas, mais resiliente você será quando os piores dias chegarem.