Aqui está o que fazer quando você se sentir entediado na meditação

A meditação nos oferece um espelho no qual podemos ver nossos padrões mentais habituais e como vemos o mundo.

Se acharmos que a meditação como prática é entediante, a respiração, as sensações corporais ou nossos pensamentos passageiros, pode ser apenas nossa perspectiva.

Estamos culpando a experiência da meditação em vez de olhar mais profundamente para nós mesmos. Talvez estejamos apenas rotulando o processo como chato e tentando fugir dele, tentando voltar a fazer coisas que nos distraem de nós mesmos.

Aprecie a beleza de estar vivo

Se você pensar bem, o que poderia ser mais interessante do que gostar de estar vivo, apreciando as sensações da respiração e da consciência?

Se nossa barreira para “interessante” for muito alta, podemos encontrar insatisfação em todas as áreas da vida. Se precisarmos de estímulo e entusiasmo constantes, é provável que muitas coisas ao longo de nossas vidas sejam 'chatas' ou 'não muito divertidas'.

No entanto, a plena atenção por si só fornece uma solução para esse desafio.

Mindfulness é um verdadeiro convite para se interessar e se envolver com todos os aspectos da existência e da vida. Ao refletir e aceitar esses antigos padrões e necessidades de distração e excitação, você pode se afastar disso e criar novos padrões de pensamento e crença.

Diga sim para o momento presente

Assim como a natureza, a vida está cheia de desafios no amor, nos negócios, na saúde. A única maneira de chegar a essa volatilidade é abraçá-la com grande vitalidade, resiliência severa e a capacidade de dizer 'SIM!' para tudo o que você está enfrentando.

Como o neuropsicólogo Rick Hanson escreve: “O roteiro está sempre mudando e dizer 'sim' mantém você no fluxo, puxa pela criatividade e a torna mais divertida. Tente dizer 'não' em voz alta ou mentalmente. Como você se sente? Em seguida, diga 'sim'. O que é melhor, abre mais seu coração e atrai você para o mundo?

Embora possa ser difícil no início fazer a mente parar de divagar, pare de alegar que o tédio é a razão, concentre sua atenção nas maravilhas à sua frente, e isso acontecerá.

Ao praticar consistentemente a atenção plena e permanecer interessado em seu próprio tédio e em outras coisas que sua mente está lhe dizendo, você pode desenvolver mais a capacidade de ser curioso e retomar seu senso de admiração. Ao estar disposto a experimentar o espectro de emoções e pensamentos em sua meditação, você pode se ver de uma nova maneira e continuar a crescer.