Como lidar com a mágoa: 7 etapas para superar alguém que você ama

Como lidar com a mágoa: 7 etapas para superar alguém que você ama

Rompendo com alguém que você ama pode ser uma das experiências mais difíceis que você encontrará.

Quer você esteja rompendo com seu parceiro ou seu parceiro esteja rompendo com você, superar um rompimento pode ser uma tarefa de partir o coração e de esgotar a alma, que deixa muitas pessoas lutando por meses ou anos se não for tratada da maneira adequada.



Se movendo com a sua vida é essencial, mas a única maneira de seguir em frente é se você lidar com a separação adequadamente .

Neste guia, escrevemos tudo o que você precisa saber sobre como aceitar sua separação, compreender o processo de luto , e seguir em frente como uma pessoa maior e melhor.

Como lidar com o desgosto: aceitando, compreendendo e abraçando a separação

Compreendendo seu (ex-) relacionamento

O primeiro passo para deixar um relacionamento e superar uma separação é entendê-lo.



As experiências variam de pessoa para pessoa, e seu vínculo com um parceiro pode ser completamente diferente de seu vínculo com outro.

Alguns psicólogos referem-se ao quadros do modelo de relacionamento , em que três tipos gerais de relacionamentos são descritos:



- Relacionamento A-Frame: Um parceiro depende muito do outro para suas necessidades básicas, tanto físicas quanto emocionais.

Os relacionamentos A-frame são muito unilaterais, com um parceiro tendo muito mais poder do que o outro.

Qualquer mudança nesta estrutura de poder pode levar à “queda” da primeira pessoa. Para o parceiro dependente, separar-se pode ser muito difícil, senão traumatizante.

- Relacionamento H-Frame: Esses relacionamentos são aqueles em que ambos os parceiros vivem vidas que quase nunca se cruzam.

Suas vidas correm paralelas umas às outras, o que significa que seu trabalho, vida social, hobbies e círculos sociais são independentes uns dos outros.

Ao se separar, ambos os parceiros devem ser capazes de se recuperar rapidamente. No entanto, eles podem encontrar dificuldade encontrar um novo parceiro no futuro se não mudarem suas expectativas de relacionamento.



- Relacionamento M-Frame: Esta é a estrutura de relacionamento mais saudável, em que os parceiros dependem um do outro para obter suporte emocional e social, mas são igualmente independentes o suficiente para administrar uma separação sem muito sofrimento.

Os parceiros se amam sem esquecer quem são. Em alguns casos, esses relacionamentos também podem ser mais dolorosos durante o rompimento.

Quanto melhor você compreender a estrutura geral de seu relacionamento anterior ou com falha, mais sucesso poderá navegar na fase complicada de separação.

Mas como você sabe a diferença entre “apenas mais uma luta” e a separação final?

[Lutando para superar uma separação? No meu novo e-book The Art of Breaking Up: O guia definitivo para deixar alguém que você amava , você aprenderá a aceitar a si mesmo, seus sentimentos e a separação e, finalmente, seguir em frente com uma vida cheia de alegria e significado. Confira aqui. ]



Descobrindo a separação: o caminho para a insatisfação

Muitas pessoas têm dificuldade em distinguir a morte de um relacionamento e a necessidade de finalmente terminar de apenas mais uma briga ou desentendimento.

Isso ocorre devido à maneira como nossas concessões pessoais para o relacionamento mudam à medida que o relacionamento evolui.

Falhas e problemas que consideramos sem importância no início podem se tornar enormes problemas à medida que o relacionamento amadurece.

Por exemplo, você pode ter o hábito irritante de cutucar o ouvido na mesa de jantar.

Para um novo relacionamento, seu parceiro pode achar seu comportamento normalmente irritante como uma qualidade cativante e peculiar, e percebê-lo de uma forma que agrega valor ao seu caráter e, portanto, ao seu relacionamento em geral.

À medida que o relacionamento amadurece e outras desavenças maiores começam a surgir, seu parceiro começará a reavaliar as pequenas peculiaridades e vê-las como hábitos irritantes.

As concessões que você recebeu no passado começam a se dissolver e as coisas que antes eram fofas agora parecem cansativas.

Cada imperfeição entre você, seu parceiro e sua dinâmica compartilhada será avaliada sob um nível de escrutínio mais pronunciado.

É nesse ponto que você ou seu parceiro decidem se estão dispostos a mudar ou se você vai se defender e ver seu parceiro como mesquinho.

Parceiros que não desejam mudar, em última análise, condenam o relacionamento ao fracasso, garantindo que uma separação seja inevitável.

(Para mergulhar profundamente nas técnicas conscientes para melhorar sua auto-estima e viver no momento presente, verifique o e-book mais popular do Hack Spirit: O Guia No-Nonsense para Usar o Budismo e a Filosofia Oriental para uma Vida Melhor )

Por que separações são tão difíceis para seu cérebro

Crédito da imagem: Shutterstock - Por Roman Kosolapov

Rompimentos nunca são fáceis. Nós nos encontramos em um estado de espírito diferente de qualquer outro: incapazes de nos concentrar em qualquer outra coisa, uma obsessão absoluta pelo ex e um sentimento absoluto de desesperança e desespero que pode pairar sobre você por meses.

Mas por que exatamente sentimos essa intensa reação emocional, mental e até física?

Para descobrir, pesquisadores da Universidade de Columbia examinaram a atividade cerebral de indivíduos que tiveram rompimentos recentes.

Surpreendentemente, eles descobriram que as partes do cérebro associadas a sensações de dor física seria acionado quando os indivíduos viram fotos de seus ex-parceiros.

No outro estudo , os pesquisadores descobriram que o cérebro processa uma separação da mesma forma que processa a retirada do vício em drogas.

O nível de anseio por um ex-parceiro após uma separação recente é semelhante ao desejo dos viciados em drogas.

O amor nos conduz por um sistema de recompensa / motivação no cérebro - somos motivados pela recompensa de estar com nosso parceiro - e perder esse sistema pode ser extremamente difícil.

Por que você e seu parceiro lidam com a separação de maneira diferente

Por mais difícil que seja o rompimento, pode parecer incomum para muitos parceiros heterossexuais ver seu ex-parceiro do sexo oposto lidando com o rompimento de uma maneira completamente diferente.

Embora possa doer ver que seu ex-parceiro não está sentindo o mesmo nível de dor que você, é importante lembrar que isso é normal e é devido às maneiras inerentemente diferentes como os sexos opostos lidam com separações.

De acordo com psicóloga Melanie Schilling , “As mulheres precisam se conectar e os homens precisam fazer alguma coisa”.

É por isso que, depois de um rompimento, você geralmente verá homens se preocupando com algo novo, como mergulhar em um novo esporte, ir para o exterior, encontrar um novo passatempo que consome muito tempo ou mesmo começar imediatamente um novo relacionamento.

Enquanto isso, as mulheres precisam de interação social, buscando apoio emocional de seu círculo social.

Isso pode ser parcialmente explicado pelas expectativas sociais dos homens e da masculinidade.

Os homens muitas vezes acreditam que devem se proteger de emoções negativas intensas, acreditando que, em vez disso, deveriam “se erguer” em vez de insistir em algo que já foi feito.

As mulheres, entretanto, têm muito mais liberdade emocional para realmente liberar suas emoções, dando-lhes opções mais saudáveis ​​quando se trata de seguir em frente.

Mas seguir em frente com seu relacionamento pode depender não apenas do tipo de relacionamento que você teve, mas do tipo de separação que você experimentou.

Romper, aprender e seguir em frente

Mulher sentada no topo da montanha. Se você quiser mudar sua vida, você pode.

Tipos de interrupções (e como lidar com eles)

Há muitas maneiras pelas quais você e seu parceiro podem terminar, e a situação e a maneira como ocorreu a separação podem ajudar a determinar a melhor maneira de começar a superá-la.

As separações mais comuns incluem:

1) Trapaça ou abuso

A situação: Seu parceiro machucou você. Eles são emocionalmente ou fisicamente te traiu , eles foram desonestos com você ou abusaram de você.

Foi difícil aceitar a situação, mas quando você finalmente aceitou, você sabia que nunca poderia estar com eles novamente.

Como você pode se sentir: Que foi sua culpa. Que você merecia ser abusado, mentido ou traído. Eles podem ter convencido você de que você os levou a fazer isso, e tudo que eles fizeram foi por sua causa.

Como Superar: Não se culpe. Culpar a si mesmo pode mantê-lo em seu próprio buraco por meses, senão anos.

O que eles fizeram não foi por sua causa; é um produto de seus próprios problemas e é algo com que eles terão que lidar pelo resto de suas vidas. Ao contrário de você, que pode começar a seguir em frente hoje.

2) A separação repentina

A situação: Parece que tudo está indo bem. Recentemente, você teve um ótimo encontro, tem planos de férias chegando, você os apresentou a sua família e amigos e vê um ótimo futuro com eles.

Então, do nada, você receberá um texto ou mensagem que diz algo como 'Acabou. Eu não posso mais fazer isso. ”

Como você pode se sentir: Perdido, confuso, desorientado. Este é o que pode realmente desequilibrar as pessoas. O tapete é puxado debaixo de você, e você nem sabe por onde começar quando se trata de recompor sua vida.

Como Superar: O primeiro passo é ser grato por ter terminado, e você não perdeu um segundo a mais em um relacionamento que estava fadado ao fracasso. Não se concentre no que você fez de errado ou no que poderia ter feito melhor; se eles não lhe disserem, é hora de seguir em frente e tentar novamente.

3) Fizzle lento e natural

A situação: Você e seu parceiro tiveram uma grande faísca por um longo tempo. Você vibrou em tudo e pensou que esse seria o único que duraria para sempre. Infelizmente, as faíscas diminuíram. As conversas começaram a ficar enfadonhas e vocês dois começaram a ficar entediados. Eventualmente, você simplesmente para de falar e se ver.

Como você pode se sentir: Você anseia por algo que não existe mais. Você se sente frustrado e confuso porque sabia que vocês dois podiam clicar, então por que não estão mais clicando? Você está com raiva de seu parceiro porque não tem ideia do que aconteceu, então você o culpa por não se esforçar o suficiente.

Como Superar: Não culpe ninguém. Às vezes, os relacionamentos simplesmente não eram para acontecer. Se você acha que a faísca se foi, pergunte como eles se sentem; se eles se sentem da mesma forma, comunique-se com eles: pergunte se isso é algo que eles querem continuar tentando consertar ou se é hora de abandonar.

4) O Ultimatum

A situação: Você tem um relacionamento maravilhoso, mas há uma questão muito importante em que você e seu parceiro não estão na mesma página.

Você passa semanas ou meses discutindo isso, mas nunca consegue encontrar um terreno comum; você simplesmente não sente o mesmo sobre algo.

Talvez seja casamento, filhos ou mudança para outra cidade. Então, um dia, eles lhe deram o ultimato: 'Proponha-me em seis meses ou está feito.'

Como você pode se sentir: Você se sentirá zangado e insultado porque seu parceiro lhe deu um ultimato ou se sentirá encurralado e encurralado.

Se você decidir se manter firme, perderá seu parceiro; se você decidir ceder, poderá perder seus próprios valores. Você é forçado a tomar uma decisão difícil.

Como Superar: Se você decidir se apegar aos seus valores e perder o seu parceiro, basta aceitá-lo. Aceite a realidade de que as pessoas podem ser perfeitas umas para as outras em todos os aspectos, exceto um, e que um aspecto pode ser o quebra-negócio.

(Está com dificuldades para superar uma separação? No meu novo e-book, The Art of Breaking Up: O guia definitivo para deixar alguém que você amava , você aprenderá a aceitar a si mesmo, seus sentimentos e a separação e, finalmente, seguir em frente com uma vida melhor. Confira aqui)

5) Seu primeiro amor

A situação: Seu primeiro amor. Você nunca experimentou um desgosto antes. Então, por um motivo ou outro, está feito.

O relacionamento acabou, e agora você está experimentando o abandono do rompimento pela primeira vez na vida.

Como você pode se sentir: Desesperado, perdido, em desespero absoluto. Você acha que perdeu a chance de ter uma vida perfeita com o parceiro perfeito.

Você se odeia por não ser a pessoa perfeita para eles e tenta implacavelmente fazer qualquer coisa para ter seu parceiro de volta. Esse sentimento pode durar meses, senão anos.

Como Superar: Não existe uma saída fácil. É uma experiência de aprendizagem e, como toda lição, quanto mais vezes você a vivencia, mais você a entende.

A primeira vez é a mais difícil, mas talvez a melhor dica de que você se lembre é esta: é a primeira vez.

Haverá outros, haverá mais. Sinta a dor, abrace-a, deixe-se ferir; e então seguir em frente.

Manobrando os 7 estágios da separação e evitando erros comuns

A separação tem 7 estágios de luto , cada um com seu próprio cronograma geral e erros comuns. Manobrar esses estágios com sucesso é a chave para superar a separação e começar uma vida nova.

Fase de luto 1: desespero

Linha do tempo geral: Imediatamente após a separação

O que é isso: Você está confuso e precisa saber por que isso aconteceu, como isso pode acontecer, por que você merece essa dor. Você estará procurando respostas em desespero.

Erro comum: Você procurará ativamente seu ex. Você vai assediá-los, importuná-los, enviá-los por todos os canais e forçá-los a falar com você. Você também vai ignorar tudo o que eles dizem porque você não gosta.

Dica útil: Escreva ou registre tudo o que eles dizem a você. Leia várias vezes. Você tem as respostas; você simplesmente não quer ouvi-los.

Estágio 2 de luto: negação

Linha do tempo geral: 1-2 semanas

O que é isso: Você se recusa a acreditar que isso está acontecendo. Todo esse relacionamento foi a sua vida inteira e agora acabou. Você não quer enfrentar a realidade disso, então você nem mesmo pensa sobre isso.

Erro comum: Perseguição de mídia social. Por ainda estar em negação, você ainda deseja ignorar o fato de que não está mais em um relacionamento. Você persegue tudo o que seu ex faz, porque ainda pensa que faz parte da vida dele.

Dica útil: Meditar. Medite por 15-30 minutos por dia. Deixe-se inspirar e expirar; mesmo se você não quiser aceitar ainda, pelo menos você pode começar a preparar e acalmar sua mente.

Estágio 3 de luto: negociação

Linha do tempo geral: 2-3 semanas

O que é isso: Você fará de tudo para recuperá-los. Você barganha tudo, prometendo tudo que acha que eles podem querer. Você se entrega completamente a eles.

Erro comum: Tornando-se seu encontro casual. Eles podem começar a ligar para você sempre que quiserem sexo, e você vai imediatamente ligar para agradá-los. Você começa a acreditar que o sexo ajudará a reviver o relacionamento, mesmo que seu parceiro o veja apenas como uma conexão.

Dica útil: Converse com seus amigos e peça-lhes que digam como se sentem em relação ao seu ex. Eles ajudarão a limpar sua mente e ajudá-lo a vê-lo sob uma nova luz, uma que você atualmente não consegue ver.

Estágio 4 de luto: recaída

Linha do tempo geral: 1 mês

O que é isso: Esta etapa é opcional, dependendo do parceiro. Você pode convencer seu parceiro a dar outra chance ao relacionamento. Infelizmente, o coração deles não estará como o seu e você acabará sucumbindo sob a pressão.

Erro comum: Tornando-se completamente submisso. Você dá ao seu parceiro tudo que você pensa que ele quer, tanto que você não é mais como uma pessoa. Em vez de reconquistar o amor deles, no entanto, você está apenas mudando a dinâmica de poder do relacionamento.

Dica útil: Livre-se de todos os lembretes físicos de seu parceiro. Faça o seu melhor para evitar a recaída; fora da vista, longe da mente.

Estágio 5 de luto: raiva

Linha do tempo geral: 1-2 meses

O que é isso: Você direcionará sua raiva para várias partes de sua vida: seu ex, sua família, seus amigos, seu trabalho. Você pode até ficar com raiva de si mesmo porque se sentirá inadequado e desagradável

Erro comum: Entrando em aplicativos de namoro para encontrar novos casos. Embora o namoro possa ajudar no processo de luto, ter uma relação sexual pode ser contraproducente, deixando você com mais raiva e amargura de si mesmo se for feito muito cedo.

Dica útil: Junte-se a uma academia. Você terá energia extra e a raiva pode ser redirecionada para uma saída física. A entrada em uma academia não apenas o ajudará a gastar sua energia extra, como também lhe proporcionará grandes aumentos de dopamina.

Estágio 6 de luto: aceitação inicial

Linha do tempo geral: 3-6 meses

O que é isso: Você finalmente se rende. Você realmente aceita que o rompimento ocorreu e está vivendo uma vida que agora mudou do relacionamento. Você pode finalmente começar a veja-se sem amargura, ciúme , ou raiva dos últimos meses.

Erro comum: Namoro imediatamente. Se você namorar muito rapidamente, descobrirá que ainda é muito vulnerável, tanto emocional quanto mentalmente, para iniciar a fundação de um novo relacionamento. Você precisa de tempo adequado para trabalhar em si mesmo e atender às suas próprias necessidades.

Dica útil: Encontre novos hobbies. Mude sua vida de pequenas maneiras. Misture as coisas - talvez mude apartamentos ou pelo menos mude seus móveis. Faça tudo que puder para dar a si mesmo uma nova vida que não se assemelhe à sua vida anterior.

Estágio 7 de luto: Nova Esperança

Linha do tempo geral: 6 meses +

O que é isso: Você se rendeu, mas agora percebe que não havia nada a que se render. Sua vida é sua e suas decisões dependem de você. Você finalmente entende o fato de que poderia ter mudado e começado de novo todo esse tempo - agora você está pronto para seguir em frente.

Erro comum: Vendo seu ex. Ainda pode ser difícil entrar em contato com seu ex neste momento, especialmente se o processo de luto dele foi mais curto do que o seu (ou se ele não teve nenhum processo de luto). Fique longe de seu ex por mais um tempo; trabalhar em si mesmo e estabelecer sua própria base forte de mente e estabilidade emocional .

Dica útil: Encontro casualmente. Veja o que há por aí. Encontre pessoas com interesses semelhantes e converse com elas, jante com elas, faça amor com elas. Você não precisa se comprometer, mas também não precisa mais ter medo. A vida deve continuar.

Pós-separação: amando o novo você

Se você passou pelos 7 estágios do luto, ou se você chegou até aqui no guia e entende todas as armadilhas e obstáculos no longo caminho à sua frente, parabéns.

Você atingiu a fase pós-término e fez a transição do relacionamento e do término de ser uma parte de sua identidade para apenas mais um capítulo de sua história.

É hora de você se concentrar em amar o novo você. O luto acabou e o aprendizado está completo, e a pessoa que você vê no espelho é mais forte, mais sábia e melhor do que era antes da separação.

Aproveite ao máximo o seu experiência de separação , porque para o bem ou para o mal, essa é a pessoa que você se tornou. É hora de ame-se novamente .

Se você ainda está lutando contra o coração partido, verifique meu último e-book: The Art of Breaking Up: O guia definitivo para deixar alguém que você amava . Deixar alguém ir não é tão fácil quanto deslizar da esquerda para a direita. Mas, com a ajuda dos conselhos práticos neste e-book, você vai parar de agonizar com o seu passado e ser revigorado para enfrentar a vida de frente. Confira aqui .