Como parar de ser codependente: 14 dicas importantes para superar a codependência

Como parar de ser codependente: 14 dicas importantes para superar a codependência

Quando pensamos na palavra co-dependente, provavelmente nos levantamos e imediatamente dizemos: 'Não, não sou eu.'

Ninguém quer ser co-dependente.



Parece tão ... fraco. Tão frágil. Tão ... dependente.

Mas é o seguinte: muitas pessoas são co-dependentes.

E embora possa parecer uma coisa grande e assustadora, não tem que ser.

Ser co-dependente não significa que você é incapaz de ficar sozinho. Isso não significa que você é uma pessoa fraca. Às vezes, você só precisa de alguns passos para deixar de ser co-dependente.



Você ou seu parceiro podem estar lidando com problemas de codependência e, quanto mais cedo isso for reconhecido e reconhecido, mais cedo você poderá começar a trabalhar nisso.

Se você está cansado de depender de alguém ou quer sair de um relacionamento ou amizade desgastante, irei abordar tudo, desde o que é a co-dependência até como pará-la completamente.



O que é codependência?

Para aqueles que não estão familiarizados com o conceito de co-dependência - ou agora estão percebendo que podem estar em relacionamentos de co-dependência - sua primeira pergunta pode ser: 'Por que isso importa, por que é um grande negócio?'

Você pode pensar que co-dependente simplesmente significa que uma pessoa confia em seu parceiro para ajudá-la a superar os momentos difíceis, usando-a como suporte emocional ou mental.

A definição original de co-dependente descrevia uma pessoa se envolvendo com outra pessoa com um vício, razão pela qual algumas pessoas pensam que a co-dependência não é um grande problema.

Afinal, uma pessoa que está lidando com um vício pode ser devidamente cuidada quando mora com um amigo íntimo ou parceiro romântico.

Mas as definições modernas de co-dependência descrevem um relacionamento no qual uma pessoa tem uma preocupação extrema e dependência emocional, física e social de outra pessoa.

Embora a codependência ainda possa se aplicar a famílias e parcerias que lidam com o abuso de substâncias e outros problemas de dependência, o termo agora também inclui indivíduos que perdem a capacidade de ser independentes, pois se esquecem de como cuidar de si próprios e perdem o foco de sua própria identidade em seus superdependência com outra pessoa.



O que causa a co-dependência?

A maioria das formas de co-dependência é causada por um ambiente instável ou sem suporte. Muitas pessoas encontrarão isso em a infância deles, seja de trauma, negligência ou falta de nutrição.

Provavelmente houve problemas na sua família e você acreditava que era a raiz do problema. Mesmo que isso não seja verdade, certamente parece verdade para uma criança.

E mesmo que você pense que nada havia de errado na sua infância, algo pequeno ainda pode ter afetado você. Levamos nossa infância até a idade adulta - muitas vezes, nem mesmo percebemos. Alguns dos fatores da sua infância que levaram à codependência podem ter sido:

  • Uma casa caótica e imprevisível
  • Pais que não apoiam e irmãos
  • Assustador ou abusivo
  • Negligente
  • Comportamento manipulativo
  • Punições muito severas
  • Envergonhar uma criança
  • Negar que haja algum problema
  • Recusando qualquer ajuda externa
  • Muitos segredos
  • Muito crítico
  • Esperava que tudo estivesse perfeito

Portanto, quando essas coisas acontecem na nossa infância, podemos acabar apresentando um comportamento codependente.

O que é comportamento codependente?

Se você teve algum dos sinais acima em sua casa, existem algumas coisas diferentes que podem acontecer. Você geralmente assume alguma forma de co-dependência. Algumas formas comuns de comportamento codependente são:



  • Cuidar de outra pessoa: você viu a negligência acontecer, então assumiu o papel de zelador de outra pessoa. Pode ter sido um pai viciado, irmãos mais novos ou pais negligentes.
  • Sempre agradando aos outros: Para tentar manter a paz em sua casa, você pode ter agradado as pessoas. Você sempre quis que as pessoas fossem felizes para que não houvesse nenhuma luta.
  • Dizer não a tudo: você precisa de limites rígidos porque, onde você cresceu, eles eram rígidos e rígidos. Então, você se pega dizendo não a tudo e estabelecendo limites irrealistas.
  • Dizer sim para tudo: por outro lado, você não tinha limites. Então, você diz sim a tudo e tem dificuldade em se defender.
  • Você luta contra o medo: talvez sua infância tenha sido assustadora. Nesse caso, agora você sente um medo intenso de coisas que não deveria. Você pode estar ansioso, ter insônia ou pesadelos e ter medo de ficar sozinho.
  • Problemas de confiança: você se decepcionou muito, então agora, você não pode confiar em ninguém. Você acha que qualquer pessoa em sua vida que se importa está fingindo e não é confiável.
  • Problemas com controle: algumas formas de codependência podem ser extremamente controladoras. Pode ser que você tenha sentido que sua vida estava fora de controle, então agora você controla a única coisa que pode.
  • Assumir muito: você também pode sentir que precisa ter muitas responsabilidades para se sentir valorizado e digno.
  • Você não gosta de ajuda: você pode pensar que pode fazer tudo sozinho. Já que você não pode confiar em ninguém, tudo precisa ser feito sozinho.

Quais são os sinais de uma pessoa co-dependente?

Nem todos mostrarão os mesmos sinais de co-dependência. E algumas pessoas podem ter apenas alguns sinais e ainda ser co-dependentes. Alguns dos sinais mais comuns de codependência são:

  • É difícil tomar decisões
  • Tem dificuldade em identificar seus sentimentos e emoções
  • A comunicação nos relacionamentos costuma ser difícil
  • Valorize a aprovação dos outros em vez da sua
  • Auto-estima pobre
  • Não confie nos outros
  • Não confie em si mesmo
  • Medo de abandono
  • Necessidade de aprovação
  • Dependem de relacionamentos
  • Sinta-se responsável pelas ações dos outros
  • Tem dificuldade em estabelecer limites
  • Reage a tudo ao seu redor
  • Quero se sentir necessário
  • Controlando
  • Altos níveis de estresse
  • Problemas de intimidade
  • Negação

Eu sou co-dependente?

Se algum dos sinais acima fez você se sentir desconfortável, há uma boa chance de que você seja co-dependente. A maioria das pessoas é ligeiramente co-dependente de seus relacionamentos - todos dependemos das pessoas ao nosso redor.

A diferença é que as pessoas que são verdadeiramente co-dependentes são excessivamente dependentes de seus relacionamentos. Vai muito além do que os outros fariam ou diriam sobre seus próprios relacionamentos.

E, além disso, causa problemas pessoais. Se você é co-dependente, geralmente tem uma auto-estima mais baixa e sente que precisa provar seu valor para as pessoas ao seu redor.

Mesmo que você tenha os relacionamentos mais amorosos e compreensivos, se você for co-dependente, ficará estressado e precisará de aprovação.

E, infelizmente, pode prejudicar seus relacionamentos e você mesmo.

Se você está vendo alguns desses sinais de co-dependência em você (ou em seu parceiro), isso não significa necessariamente que seu relacionamento está em apuros. No entanto, você precisa começar a agir para impedir a degradação de seu relacionamento.

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Tipos de codependência

Todo tipo de co-dependência vai depender de com quem você é co-dependente. Alguns dos tipos comuns de codependência são:

  • Codependência com um viciado
  • Codependência em um relacionamento romântico
  • Codependência com seu filho
  • Codependência com seu pai
  • Codependência com seu amigo
  • Codependência com chefe

A co-dependência é ruim?

Existem muitos sinais de co-dependência, mas isso é realmente ruim? É ruim agradar as pessoas ou querer ajudar outras pessoas?

Bem, algumas dessas coisas não são ruins se você as isolar. Talvez você seja apenas um prazer para as pessoas. Talvez você seja apenas um zelador.

Mas quando você é co-dependente, você não é somente qualquer coisa. Você é tudo de uma vez, e isso cria relacionamentos prejudiciais.

Aqueles que são co-dependentes são incapazes de formar relacionamentos mutuamente benéficos. Os relacionamentos são unilaterais, dolorosos e confusos, e podem ser emocionalmente abusivos.

Codependência nunca é uma coisa boa e mesmo se você tentar justificá-la, é prejudicial.

Aqueles que são co-dependentes correm maiores riscos de outras doenças mentais, como depressão e ansiedade. Eles também se predispõem a comportamentos emocionalmente abusivos.

Se o seu relacionamento é atualmente co-dependente, isso não significa que precisa terminar. Significa apenas que você precisa trabalhar com o que está lidando atualmente para que possa parar de ser co-dependente.

Como parar de ser co-dependente

Então, você acha que pode ser co-dependente. Alguns dos sinais parecem um pouco com você, e agora você está se perguntando como pará-los.

Em primeiro lugar, deixe-me dizer que os relacionamentos que você tem que são co-dependentes não precisam parar. Alguém que o ama e o valoriza como pessoa vai querer que você obtenha ajuda - sem amarras.

Eles vão ajudá-lo a melhorar em vez de puxá-lo para baixo.

Alguns relacionamentos co-dependentes são tóxicos e sempre serão assim. Mas muitos relacionamentos são co-dependentes apenas porque você está trazendo o seu passado para eles, e eles não precisam ser assim.

Quando você pare de ser co-dependente, os relacionamentos que você tem agora podem ser mais realizados e mais fortes. Aqui estão as cinco maneiras fáceis de parar de ser co-dependente:

1. Descubra o que é co-dependente em seu relacionamento

Você pode não ter todos os sinais de codependência. Provavelmente, você tem um padrão. Então, talvez você tome tudo sobre si mesmo e sinta que ninguém percebe. Talvez você vá acima e além para todos, menos para você mesmo.

O que quer que você esteja fazendo, descubra. Procure em seu relacionamento os padrões de comportamento codependente. Mantenha uma lista e controle o que você está fazendo. Isso o ajudará a perceber quando você faz algo que deve parar.

Você não pode deixar de ser co-dependente se não souber como está sendo co-dependente. Este é o primeiro passo para todos.

Reconheça sua co-dependência. Não se afaste disso.

2. Defina limites

Depois de perceber o que está fazendo, pare e defina limites. Perceba que as coisas que você está fazendo não estão ajudando você. Você está se machucando.

Mesmo que você esteja ajudando outras pessoas, não é útil quando você fica furioso com isso algumas semanas depois. Ninguém quer isso.

Defina limites para você. Aceite ajuda de outras pessoas. Aprenda a dizer não. Pare de fazer tudo por todos ao seu redor.

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3. Trabalhe seu passado

Já que muito de ser codependente vem do seu passado, você precisará trabalhar isso. Isso é algo que a maioria das pessoas não quer fazer. Ser co-dependente geralmente vem com essa sensação de negação.

Não queremos ser co-dependentes, então pensamos que, ao ignorar isso, isso vai embora. Mas isso não é verdade. Você tem que trabalhar com todas as porcarias da sua vida. E às vezes, há coisas que você nem lembra.

O passado de um indivíduo codependente está repleto de conflitos não resolvidos que lidam com o amor e as necessidades emocionais, com as questões familiares desempenhando a maior parte disso.

Analise seu passado e tente se lembrar das partes confusas que sua mente pode ter reprimido.

Esta exploração pode ser emocionalmente estressante e desgastante, mas é o primeiro passo essencial antes que você possa realmente seguir em frente.

Quando você se encontra para conversar com um terapeuta, é um lugar seguro onde você pode discutir seu passado. Você não precisa adoçar ou fazer soar melhor do que era. E nesse processo, você pode acontecer sobre coisas que você nem lembrava.

É um processo muito catártico e, por mais que pensemos que não podemos precisar dele, as pessoas co-dependentes devem absolutamente consultar um terapeuta.

É a mais importante e uma das únicas maneiras de deixar de ser co-dependente e ter uma vida melhor.

4. Supere a negação

Seja franco consigo mesmo. Admita que seus problemas são reais e foram herdados de suas necessidades emocionais de infância não satisfeitas.

Quanto mais tarde na vida você reunir coragem para encarar sua negação e superá-la, mais tempo terá para lidar com relacionamentos disfuncionais e ferir aqueles que estão tentando amá-lo.

5. Destacar, desembaraçar

Afaste-se da pessoa que você é agora e das disfunções que compõem quem você é.

Afaste-se de suas dores, de seus problemas, de suas ansiedades e preocupações e tente imaginar um “novo você” sem a bagagem e as preocupações do passado.

Tente imaginar o relacionamento ideal que deseja ter e imaginar a pessoa que você precisa ser para criar um relacionamento como esse?

Quais são as partes de você que precisam ser descartadas? Quais são as necessidades não satisfeitas e os pensamentos arraigados que o acorrentam às idiossincrasias que criam essa versão subótima de si mesmo?

Identifique esses problemas e, sempre que os sentir novamente, faça o possível para reconhecê-los e considerar a situação uma segunda vez, sem que esses problemas turvem sua mente.

6. Aprenda a dizer não

Um grande problema com indivíduos codependentes é a incapacidade de priorizar a si mesmo - suas necessidades e desejos sobre as necessidades e desejos dos outros.

Enquanto as pessoas emocionalmente funcionais têm limites claros, os indivíduos co-dependentes têm medo de colocar quaisquer limites ao lidar com outras pessoas, porque eles não querem correr o risco de perturbar ninguém ou causar a perda de seu relacionamento.

Entenda o seu autovalorização. Aprenda seus limites e estabeleça-os, e proteja esses limites ao lidar com outras pessoas.

Seus limites são uma extensão de quem você é e, ao fazer com que as pessoas ao seu redor os reconheçam e respeitem, você indiretamente faz com que eles o reconheçam e respeitem.

7. Encontre pessoas que apoiem

Como mencionei acima, as pessoas que realmente amam e se preocupam com você ficarão ao seu lado. Aqueles que provavelmente não são saudáveis ​​para você. Relacionamentos tóxicos não devem ser mantidos em sua vida só porque você acha que deveria mantê-los.

Remova a toxicidade e encontre pessoas que o apoiem. Pode ser um amigo, cônjuge, pai ou apenas um terapeuta. Não importa se você tem cem pessoas de apoio ou apenas uma, essa pessoa de apoio será necessária.

Você não para de ser co-dependente durante a noite. É um problema sério e profundamente arraigado que é difícil de superar. O suporte é tudo.

8. Cuide de si mesmo

Em última análise, superar a co-dependência gira em torno de aprender a cuidar de si mesmo. Você trata os outros com o carinho e o amor de que precisa, porque tem dificuldade em acreditar que merece amor sem conquistá-lo.

Antes que qualquer outra pessoa possa amá-lo do jeito que você precisa, você precisa amar a si mesmo estabelecendo seu valor e sua autoestima.

E isso começa dando a si mesmo a mesma compaixão e cuidado que você dá àqueles ao seu redor. Pense nas coisas que você precisa para ser feliz e proteja seus sentimentos e emoções daqueles que podem estar te deixando para baixo. Aprenda a amar a si mesmo e a ser aberto às suas próprias necessidades.

9. Coloque-se primeiro

Você está tão acostumado a cuidar dos outros que se esqueceu de si mesmo. Você tem que se colocar em primeiro lugar. Não há nada melhor do que amor próprio e autocuidado, especialmente quando você passou anos pensando que não merecia.

Uma das melhores maneiras de parar de ser co-dependente agora é pensar em si mesmo. Saia e faça algo que você ama. Pare de fazer todo o trabalho doméstico e assista a um programa de TV. Dar um tempo. Tome um banho. Coma alguma sobremesa. Faça alguma coisa!

Pensar nos outros primeiro não é uma coisa ruim, mas pode ser exaustivo quando você é co-dependente. Tente se lembrar de que você é importante. Você é digno. E você também merece ser colocado em primeiro lugar.

Como se curar de relacionamentos codependentes: 5 dicas de autocuidado

Se você começou sua jornada para superar a co-dependência, você saberá que levará muito tempo de paciência, e haverá muitos momentos em que você será tentado a voltar aos velhos hábitos.

A verdadeira superação da codependência não é um processo de uma única etapa e envolverá uma jornada ao longo da vida para reverter feridas que foram infligidas há muito tempo.

Aqui estão algumas dicas adicionais sobre como lidar com a jornada de cura ao longo do caminho:

10. Abrace a honestidade

Pare de fazer coisas que parecem uma perda de energia e de tempo, porque isso leva a ressentimentos entre você e seu parceiro.

Diga a verdade sobre o que você sente, o que você precisa e dê ao seu parceiro a oportunidade de te fazer realmente feliz.

11. Tornar a pele mais espessa

Você passou a vida inteira tendo muito pouca autovalorização e autoestima, então é normal que você seja excessivamente sensível e fácil de murchar à menor crítica ou negatividade.

Comece aprendendo a continuar passando por sentimentos e eventos que o deixam desconfortável e se torne uma versão mais forte de si mesmo.

12. Faça pausas emocionais

Quando você precisa de uma pausa, você precisa de uma pausa. Seja uma pausa de seu parceiro, sua família, seu local de trabalho ou qualquer outro lugar. Aprenda como reconhecer sua exaustão e se recompense com o espaço e o tempo necessários para se tornar inteiro novamente.

13. Considere o aconselhamento

Aconselhamento Profissional pode parecer intimidante no início, especialmente se você não estiver pronto para aceitar que há algo 'realmente errado' com você.

Mas o aconselhamento pode ajudar qualquer pessoa, independentemente de seus problemas ou condições. Ter aquele espaço profissional para conversar com alguém que vai entender pode melhorar tremendamente sua situação.

14. Confie no suporte

Existem grupos e organizações lá fora, cheios de indivíduos que estão enfrentando os mesmos problemas e questões que você.

No CODA, ou Co-Dependentes Anônimos, você pode se encontrar com outros co-dependentes por meio de um programa de grupo de 12 passos e compartilhar sua dor e lutas com pessoas que passaram pelas mesmas coisas.

Autocuidado nunca é egoísta

Romper seu ciclo pessoal de co-dependência significa forçar sua mente de uma mudança geral de cuidar dos outros para cuidar de si mesmo, e isso requer acreditar em um único mantra: o autocuidado nunca é egoísta.

Sua felicidade e autoestima são tão importantes quanto as de seu parceiro, e até que você e seu parceiro reconheçam e reconheçam isso, você nunca vai realmente se afastar da co-dependência.

A coisa mais importante a lembrar é que a codependência é um comportamento aprendido, não um distúrbio com o qual você nasceu, e isso significa que pode ser desaprendido.

Aceite sua necessidade de dar passos importantes em direção ao autodesenvolvimento e comece a descobrir as verdadeiras fontes de seu valor.

Em conclusão

Ser co-dependente é difícil, e muitos de nós continuaremos a negar que somos co-dependentes. Esse é apenas um dos sinais!

Não importa onde você esteja em sua jornada de codependência, lembre-se de que ser codependente não é benéfico para você ou a outra pessoa. Você precisa de relacionamentos mutuamente benéficos que façam as duas pessoas felizes.

Na verdade, muitas coisas podem infectar lentamente um casamento - não apenas a co-dependência. Se não forem tratados corretamente, esses problemas podem se metamorfosear em infidelidade e desconexão.

Quando alguém me pede conselhos para ajudar a salvar casamentos fracassados, sempre recomendo o especialista em relacionamentos Brad Browning.

Brad é o verdadeiro negócio quando se trata de salvar casamentos. Ele é um autor de best-sellers e fornece conselhos valiosos em seu canal extremamente popular no YouTube.

E ele criou recentemente um novo programa para ajudar casais com problemas de casamento. Vocês assista ao vídeo dele grátis sobre isso aqui.

Este programa online é uma ferramenta poderosa que pode salvá-lo de um divórcio amargo.

Abrange sexo, intimidade, raiva, ciúme e também co-dependência. O programa ensina os casais a se recuperar desses sintomas, que geralmente são resultado de um relacionamento estagnado.

Embora possa não ser o mesmo que ter sessões individuais com um terapeuta, ainda é uma adição valiosa para qualquer casamento que está lentamente se desintegrando.

Se você acha que ainda há esperança para seu casamento, recomendo que dê uma olhada no programa de Brad Browning.

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