Como parar de ter ciúmes: 9 dicas sem besteiras

Como parar de ter ciúmes: 9 dicas sem besteiras

Todo mundo fica com ciúmes de vez em quando, especialmente nos relacionamentos. Muitas vezes ficamos com ciúmes do ex de nosso parceiro ou de um amigo que passa mais tempo com eles do que nós.

É normal sentir ciúme.



Mas se você sentir que seu ciúme está saindo do controle, ou se seu parceiro expressou preocupação com a maneira como você age sempre que ele está longe de você, pode ser hora de começar a trabalhar nas etapas para superar o ciúme.

O ciúme pode ser um grande problema para um relacionamento. UMA pesquisa de terapeutas conjugais relataram que o ciúme era um grande problema para um terço de seus clientes.

Nem sempre é fácil se afastar de um estado de ciúme, mas vale a pena se você quiser salvar seu relacionamento.

Se você está tendo problemas com amigos e ciúmes, você também pode aplicar essas mesmas etapas para salvar esse tipo de relacionamento.



Seja o que for com que você esteja lidando, não há necessidade de culpar a outra pessoa pelo motivo de você não estar feliz.

Depois de saber disso e acreditar que é responsável por seus próprios pensamentos e sentimentos, o resto é fácil. Veja como você pode parar de ter ciúmes com três etapas simples.



1) Pense em como o ciúme aparece em sua vida.

O primeiro passo é prestar atenção em como o ciúme está explodindo em sua vida. Se você está sempre preocupado com o que seu parceiro está fazendo e isso está estressando você, é hora de uma intervenção.

Seu primeiro pensamento pode ser tentar mudar as ações de seu parceiro, mas o que realmente precisa acontecer é que você precisa mudar a maneira como pensa sobre as ações de seu parceiro.

É muito difícil no início ver a si mesmo como a fonte de problemas em sua vida, especialmente porque você pode estar inclinado a pensar que essa pessoa está tentando deixá-lo com ciúme.

O que realmente está acontecendo é que você está tendo pensamentos sobre o comportamento deles com base em como você acha que eles deveriam estar agindo.

A especialista em relacionamento Mara Opperman disse a Bustle que 'é fundamental descobrir o razões subjacentes para o seu ciúme e o que está causando isso. ”

“Às vezes, somos afetados por experiências de infância ou relacionamentos íntimos anteriores. Por exemplo, se você foi traído em um relacionamento anterior, pode agora pensar que seu relacionamento atual será uma repetição disso. Saber de onde vêm seus problemas de confiança pode ajudá-lo a crescer. ”



Se você quer se livrar de seus pensamentos de ciúme, você precisa descobrir de onde eles estão vindo para que você possa superar isso.

2) Decida ter um novo pensamento que lhe sirva no momento.

É claro que ter novos pensamentos pode ajudá-lo a se sentir melhor no momento, mas ainda é preciso prática para começar a acreditar nesses novos pensamentos.

É muito frustrante para as pessoas ter que assumir a responsabilidade por quem elas pensam e sentem sobre uma determinada situação ou pessoa, mas assim que fizer isso, você se sentirá muito melhor e perceberá que as pessoas vão agir da maneira que quiserem - não há nada, você pode fazer sobre isso.

Você pode achar que merece ser tratado de maneira diferente, mas a menos que faça algo a respeito, não obterá um resultado diferente.

Decidir mudar seus pensamentos significa que você está assumindo a responsabilidade pela maneira como se sente. Esse é um passo fundamental para superar o ciúme em seu mundo.



Quer você esteja cansado de como um amigo o deixa para trás em uma noite de sexta-feira ou seu namorado liga para a ex-namorada sempre que pode, todo o seu drama deriva dos pensamentos que você tem sobre essas situações, não das próprias pessoas.

No final, você precisa aceitar que o amor vem com emoções complexas.

Casamento e terapeuta de relacionamento Moshe Ratson ofereça alguns bons conselhos no Huffington Post:

“O que você precisa fazer é abrir seu coração para seu parceiro, confiar em tudo que vier e manter a calma”.

3) Trabalhe em si mesmo.

A última coisa que você pode fazer é reorientar sua energia em si mesmo, em vez de pensar em maneiras novas e emocionantes de outras pessoas aparecerem em sua vida.

Você pode estar inclinado a dizer ao seu parceiro como ele deve agir, mas isso só funcionará por um tempo.

As pessoas são projetadas para fazer coisas que as beneficiam, então, se seu parceiro não está correspondendo às suas expectativas, não é porque ele não te ama ou quer fazer o que é certo com você - é porque ele está programado para pensar sobre si mesmo.

Em vez de fazê-los saltar obstáculos para mostrar que o amam, pense em como você pode ser diferente para eles, ou até para você mesmo.

Somos muito rápidos em julgar o comportamento de outras pessoas, mas raramente olhamos para o nosso próprio comportamento como a fonte de nosso desânimo.

Assumir a responsabilidade por seus pensamentos e sentimentos significa que você precisa reconhecer que todo esse ciúme pode estar em sua cabeça e que realmente não há nada com que se preocupar.

Não é um pensamento divertido, mas se você o reconhecer e estiver disposto a explorá-lo, poderá descobrir que está mais aberto aos outros e aos seus comportamentos, reduzindo assim o seu ciúme.

No Telegraph, a especialista em relacionamento Sarah Abell diz que você precisa parar “satisfazendo suas inseguranças'

Isso significa que você não deve alimentar a besta rolando a página do Instagram de uma pessoa em particular.

Pare com essas atividades porque você tornará o problema maior do que deveria ser.

Sentir-se seguro em sua própria vida significa que você não tem nada com que se preocupar. Contar com os outros para te fazer feliz é quando o ciúme surge e te causa problemas.

Não há maneira certa ou errada de lidar com o ciúme, mas uma coisa é certa: se você não tentar pelo menos colocar seus pensamentos ciumentos sob controle, você estará lutando em seu relacionamento até que seu parceiro decida que basta .

4) Pare de projetar suas próprias inseguranças em seu parceiro.

A primeira coisa que você precisa saber é que seu ciúme não tem nada a ver com a outra pessoa. Na verdade, a maioria das pessoas projeta suas próprias inseguranças no parceiro como uma forma de lidar com seus medos.

Esteja você realmente preocupado ou não que seu parceiro possa traí-lo, em algum lugar em sua mente, você pode se preocupar se realmente irá trair seu parceiro.

Nossos cérebros são coisas complicadas. Você pode querer saber por que está expondo seus medos de uma forma que a faça duvidar de seu parceiro.

Se estiver sendo honesto consigo mesmo, talvez descubra que está mais preocupado com a possibilidade de escorregar do que seu parceiro.

5) Fale abertamente sobre seus sentimentos e preocupações com seu parceiro.

Se você realmente se preocupa com o fato de seu parceiro estar te traindo ou se acha que ele fará algo para machucá-lo, pode ser uma boa ideia conversar com ele sobre seus sentimentos e superar esses medos juntos.

Embora seja crucial comunicar seus sentimentos, você também deseja fazê-lo da maneira certa.

Gwendolyn Seidman Ph.D. ooferece alguns bons conselhos em psicologia hoje:

'Se você expressar raiva ou sarcasmo, ou lançar acusações contra seu parceiro, isso não vai ajudar. Você deve ser direto, mas não hostil. Explique calmamente seus sentimentos e discuta como encontrar uma solução. Isso permitirá que você fique mais satisfeito. ”

Ninguém disse que você tinha que descobrir essas coisas por conta própria.

Não é fácil ser honesto sobre seus sentimentos, mas se você fizer o trabalho de assumir as dúvidas e medos e falar sobre isso com medo do futuro, seu parceiro entenderá e será capaz de ajudá-lo a ver que você não tem nada se preocupar com.

6) Veja como ter ciúmes está impedindo você de aproveitar a vida.

Se o ciúme está surgindo para você em seu relacionamento, você vai querer examinar como ele o está impedindo de aproveitar seu relacionamento.

Você não pode confiar um no outro se não estiver sendo honesto e se não estiver abrindo espaço para a confiança nesse relacionamento por causa de emoções ou medos acumulados, o problema persistirá para sempre.

Seja sincero sobre o que você acha que vai acontecer e examine a probabilidade de que esses medos se concretizem. Você provavelmente descobrirá que não há evidências reais de que essas coisas acontecerão.

Os ciúmes tendem a ocorrer por causa de problemas de auto-estima. Então, sempre que surge a questão, o terapeuta de casamento e relacionamento Moshe Ratson ofereça alguns bons conselhos no Huffington Post:

“Da próxima vez que sentir ciúmes, lembre-se de que seu parceiro está com você porque quer estar com você por causa de suas qualidades positivas.”

7) Examine suas razões para ter ciúme.

Se você está com ciúme de seu parceiro, precisa de algum tempo para refletir sobre o motivo disso. Se eles o machucaram no passado, seus medos podem ter fundamento.

Se eles não são nada além de maravilhosos para você, você pode estar sabotando o relacionamento por outro motivo.

Considere por que você pode não querer que o relacionamento dê certo. O que acontece se você não estiver com essa pessoa?

O que acontece se você ficar com eles? É isso o que você realmente quer? Responder a essas perguntas o ajudará a esclarecer por que está agindo dessa maneira.

8) Registre seus pensamentos e veja-os como são.

Às vezes é muito difícil controlar nossos pensamentos quando eles estão presos em nossa cabeça. Tire seus pensamentos da cabeça e coloque-os em um pedaço de papel.

Isso torna mais fácil ser objetivo sobre o que está pensando e você pode ver os pensamentos como eles são.

Este também é um exercício muito útil porque você pode olhar para os pensamentos como se pertencessem a outra pessoa e tomar decisões objetivas sobre se deseja ou não continuar pensando esses pensamentos ou não.

Se você está lutando para descobrir o que escrever, Sarah Abell no Telegraph diz para “tentar anotando todos os seus pensamentos irracionais em uma coluna e ao lado deles escreva exatamente o oposto ... Então, na terceira coluna, escreva qualquer evidência para apoiar a afirmação na segunda coluna. ”

9) Decida pensar algo diferente sobre seu parceiro.

Quando você reserva um tempo para olhar seus pensamentos e como eles estão ajudando em seu relacionamento, você terá a chance de mudar esses pensamentos para que não fique andando por aí preocupado com seu relacionamento o tempo todo.

Pode levar algum tempo para decidir ter novos pensamentos, mas quanto mais você trabalhar nisso, melhor será seu relacionamento.

Em conclusão

O ciúme pode destruir um relacionamento perfeitamente bom. Ele pode mostrar sua cara feia e fazer até o mais seguro dos parceiros sentir que está perdendo a cabeça.

Muitas vezes, o ciúme está profundamente enraizado em crenças sobre a forma como os homens ou mulheres agem, e se você já foi magoado por outra pessoa, é provável que esteja permitindo que velhas feridas travem esse relacionamento. Você pode nem perceber que está acontecendo.

O ciúme não serve a ninguém e se você tem alguma esperança de ter um relacionamento maravilhoso e amoroso, você precisa aprender a deixá-lo ir.