Eu nunca fui capaz de meditar. Aqui está o que finalmente funcionou para mim.

Eu nunca fui capaz de meditar. Aqui está o que finalmente funcionou para mim.

Você já teve aqueles dias em que literalmente tudo deu errado? Você dorme durante o alarme, o café derrama na sua camisa e parece que é impossível fazer qualquer coisa no trabalho.

Para mim, era uma terça-feira, eu estava levando uma bronca de um colega de trabalho por estar atrasado. Percebi que o último artigo que publiquei tinha um erro de digitação no título. Para piorar as coisas, meu computador travou.



No meu caminho para casa, a água derramou em meu jeans. Quando cheguei em casa, comecei a chorar. Então fiz o que sempre faço quando algo está me incomodando: saí para correr.

Estava chovendo na hora, mas não me importei. A chuva batia contra o meu corpo, meus pés batiam no chão, minha respiração estava regular e de repente foi como se todos os meus problemas tivessem ido embora.

Cada pequena coisa com a qual eu estava ficando chateado não parecia mais uma grande coisa. Eu me perdi em pensamentos positivos e depois de um tempo, eu não estava pensando mais.

Então, finalmente, percebi uma coisa: eu estava meditando. Mais ou menos.



Durante toda a minha vida pratiquei ioga e meus amigos sempre me chamavam de 'Zen', mas não sabiam que eu nunca tinha sido capaz de meditar.

Algumas semanas antes disso, decidi me dedicar de verdade à prática da meditação. Mas eu simplesmente não conseguia fazer isso. O conceito de ficar sentado por 3 minutos me assustou. Eu me sentia nervoso e agitado e achei uma perda de tempo.



Mas agora percebi que toda vez que saía para correr e me perdia em pensamentos, estava meditando.

Por que a corrida é meditativa?

Correr força você a se concentrar na respiração. Se você sabe alguma coisa sobre meditação, sabe que, com muitas das técnicas, elas pedem que você concentre sua respiração. É uma prática comum.

Com a corrida, você não tem escolha a não ser se concentrar na respiração, ou correrá muito cansado e desmaiará.

A ciência descobriu que respirar é uma das coisas mais importantes que você pode fazer quando está estressado ou ansioso - assumir o controle de sua respiração fornece oxigênio para o cérebro e reduz os níveis de estresse.

Esse bater rítmico do pavimento faz maravilhas.

Quando você corre, você está colocando um pé na frente do outro como um ritmo. Isso é meditação. Perder o ritmo e focar a mente.

Verificou-se que a corrida é eficaz no alívio da depressão.

Vários estudos descobriram que uma curta sessão de meditação antes de correr é extremamente eficaz no tratamento da depressão, mesmo que eles achem impossível limpar suas mentes enquanto meditam.



Portanto, se você tem dificuldade para meditar, pode tentar correr. Isso não apenas beneficiará sua saúde, mas também sua mente.