Nunca se desculpe por essas 11 coisas

Pedir desculpas pode ser saudável e revigorante, mas quando é demais?

Chega um ponto em que não estamos mais nos desculpando para compensar algo que fizemos de errado, mas, em vez disso, estamos nos desculpando porque estamos sendo forçados a isso.

Por mais saudável que possa ser pedir desculpas, também é importante preservar o respeito próprio e saber quando é o suficiente.

Não deixe que os outros o intimidem e peça desculpas por cada pequena coisa, especialmente quando você não tem arrependimentos verdadeiros sobre essas coisas em primeiro lugar.

Aqui estão 11 coisas pelas quais você nunca deve sentir que precisa se desculpar:

1) Encerramento

Todos nós merecemos um encerramento. Quer seja o encerramento no final de um relacionamento longo e tempestuoso, ou o encerramento após perder o emprego, o seu envolvimento antes do final do relacionamento lhe dá o direito ao encerramento quando tudo estiver dito e feito.

Não é carente, louco ou obsessivo: é apenas seu direito.

2) Arriscar em um erro

No final de um relacionamento ruim, há muitos em sua vida que ficam mais do que felizes em dizer: 'Eu disse que ele / ela não era bom para você.' E sua resposta pode ser: 'Eu sei, me desculpe, fui burro.'

Mas a verdade é que você não tem nenhum motivo para se desculpar. Você viu um potencial que eles não viram, e nem todos podem viver de acordo com seu potencial. Isso é bom.

3) Como você gasta seu dinheiro

Muitas pessoas acreditam que têm o direito de julgar como você gasta seu dinheiro. Mas seu dinheiro é exatamente isso: seu dinheiro.

Se você mereceu, se trabalhou por ele e se o salvou, cabe a você decidir como gastá-lo. Se outras pessoas quiserem fazer você se sentir mal por seus gastos, apenas bloqueie-as.

4) Ficar em casa

Muitas vezes temos que sair simplesmente porque todos os nossos amigos estão saindo. Mesmo que você esteja cansado, exausto ou apenas precise de um dia tranquilo dentro de casa, sem a comoção de outras pessoas, você se sente obrigado a ir com elas ou pedir desculpas se decidir o contrário.

Mas lembre-se: não é seu trabalho agradar as pessoas. O único que você precisa agradar é você mesmo.

5) Falando sobre amor e desgosto

Existem alguns que nos envergonham por expressar o amor em nosso coração - por falar sobre isso, ficarmos obcecados com isso e até mesmo sentir dor quando experimentamos uma das piores emoções possíveis: desgosto.

Mas o desgosto faz parte da vida, e suprimi-lo só pode prejudicar seu crescimento emocional. Não se desculpe por sentir amor e dor; abrace-o.

6) Priorizando a si mesmo

Nem todos em nossa vida serão gentis ou bons conosco. E não importa o quão bondoso você seja, você deve sempre ter suas próprias falas.

Se eles cruzarem essas linhas, então é hora de você eliminá-los de sua vida. Isso faz de você uma pessoa má? Não, e você não deve se desculpar por isso.

Significa que você está priorizando a si mesmo, o que nunca é ruim.

(Para aprender mais sobre como praticar o amor-próprio, verifique meu guia para amar a si mesmo aqui)

7) Ser Vulnerável

Vulnerabilidade é algo com que todos devemos lidar. Ignorar a vulnerabilidade dentro de você e construir muros em torno da verdade só piora a sua situação, prejudicando seu crescimento mental e emocional.

Quando sentir necessidade de desabar e chorar, faça-o, não importa o quanto os outros digam que pode ser errado.

8) Protegendo-se

Quando os outros nos tratam mal, muitas vezes esperam que continuemos a tratá-los com a mesma bondade e respeito que sempre concedemos a eles, e quando não o fazemos, eles nos fazem pedir desculpas por nossas ações.

Mas essa resposta é proteção; é você se protegendo do ódio e da dor que eles lhe causaram. Mantem.

9) Seguindo Seu Coração

Você vive apenas uma vez, e a vida que leva e as escolhas que faz definirão o caminho que você deixará para trás. É por isso que é sempre melhor seguir seus próprios sonhos e aspirações do que ouvir os conselhos dos outros.

Mesmo que eles façam você se sentir mal por suas escolhas, lembre-se: é a sua vida, e você é aquele que deve lidar consigo mesmo e com suas ações todos os dias. Certifique-se de começar a trilhar um caminho do qual possa se orgulhar.

10) Protegendo Seu Coração

Quando você passou por uma dor imensa, sua reação pode ser se afastar de uma situação ou desabar e se fechar para outras pessoas.

Existem alguns por aí que farão o possível para convencê-lo de que você está errado, e você deve se desculpar por sua fraqueza. Mas se proteger não é fraqueza; é crescimento.

11) Por ser honesto

E a coisa mais importante pela qual você nunca deve se desculpar? Honestidade. Haverá muitas vezes em que você será forçado a se desculpar por seus verdadeiros pensamentos e sentimentos, mas a menos que sinta o contrário, você não deve.

Já existe engano suficiente neste mundo; o mínimo que você pode fazer é ser verdadeiro consigo mesmo.