A pesquisa diz que ouvir essa música pode melhorar o pensamento divergente

Ludwig van Beethoven era da opinião de que “A música é uma revelação mais elevada do que toda a sabedoria e filosofia”. Portanto, a música pode revelar mais do que sabedoria ou filosofia, mas pode revelar criatividade? E se pudesse, que música seria?

Seriam os ritmos prolongados do Blues, os sons suaves e estimulantes da música New Age ou as batidas energizantes do Rock and Roll?

É preciso uma criatividade extraordinária para compor uma peça musical, mas apenas ouvir música o torna mais criativo? Esta é a pergunta que pesquisadores Simone Ritter, da Radboud University, Holanda, e Sam Ferguson, da University of Technology Sydney, Austrália, começaram a responder.

Eles Perguntou se ouvir música pode facilitar a cognição criativa - a capacidade de apresentar ideias criativas, soluções de problemas e produtos.

Estudos anteriores mostraram que ouvir determinada música pode ter um efeito benéfico no intelecto, mas o efeito da audição de música na criatividade não foi muito explorado.

Para investigar o efeito da música na cognição criativa, os pesquisadores dividiram 155 participantes em cinco grupos e pediram-lhes para preencher questionários. Cada grupo ouviu um dos quatro diferentes tipos de música que foram categorizados como calmo, feliz, triste ou ansioso, dependendo de sua valência emocional (positiva, negativa) e excitação (alta, baixa), enquanto o grupo de controle ouviu o silêncio.

Quando a música começou a tocar, os participantes realizaram várias tarefas cognitivas que testaram seu pensamento criativo divergente e convergente.

Os pesquisadores definem o pensamento divergente como a produção de múltiplas respostas a partir das informações disponíveis, fazendo combinações inesperadas, reconhecendo ligações entre associados remotos ou transformando informações em formas inesperadas.

O pensamento convergente enfatiza a precisão e a lógica e aplica estratégias convencionais de busca, reconhecimento e tomada de decisão.

Os participantes que propuseram as soluções mais originais e úteis para uma tarefa pontuaram mais em criatividade divergente, enquanto os participantes que propuseram a melhor solução única possível para uma tarefa pontuaram mais em criatividade convergente.

Os pesquisadores escolheram peças musicais que foram validadas por pesquisas anteriores para promover um clima específico. Com base nessas validações, eles se referem às quatro peças musicais como calma (saia positiva, excitação baixa), feliz (saia positiva, excitação alta), triste (saia negativa, excitação baixa) e ansiosa (saia negativa, excitação alta).

Estas são as quatro peças musicais eleitas:

• O Cisne de Saint-Saens (calma).
  • The Planets: Mars, The Bringer of War, de Gustav Holst (ansioso).
  • Adagio for Strings de Samuel Barber (triste).
  • As Quatro Estações: Primavera de Vivaldi; (otimista e feliz).

Então, qual música você acha que foi o melhor facilitador da criatividade?

A resposta são os sons otimistas e felizes da seção Primavera de Vivaldi de suas Quatro Estações.

Os pesquisadores sugeriram que ouvir 'música alegre' (ou seja, música clássica que evoca um humor positivo e está excitado) pode estar associado a um aumento no pensamento divergente.

Ouça por alguns minutos e veja se você pode ajudá-lo a melhorar sua criatividade.

Correção : Eu mudei o título anterior 'Neurociência diz que esta música vai torná-lo instantaneamente mais criativo e focado' para 'Pesquisas dizem que essa música pode melhorar o pensamento divergente'. Fiz a alteração após uma revisão de nossos artigos relatando estudos de pesquisa científica para ter certeza de que os títulos refletem com precisão o que o estudo descobriu. Se você vir outros artigos que acredita que precisam ser corrigidos, me avise aqui .