Esses 3 segredos da neurociência o tornarão mais inteligente emocionalmente

Esses 3 segredos da neurociência o tornarão mais inteligente emocionalmente

Quando se trata de estar em contato com nossos sentimentos, nem sempre acertamos.

Na verdade, muitas pessoas associam sentimentos com emoções, e quando aprendem que emoções e sentimentos são duas coisas diferentes, você quase pode ver seus cérebros lutando para compreender.



Mas é verdade. Muitos estudos foram feitos para determinar o alcance da emoção humana e como os sentimentos se ligam à emoção humana para nos tornar quem somos.

O problema é que os humanos têm uma capacidade limitada de compreender e interagir com as emoções em um nível mais profundo. Vemos isso no fato de que diferentes culturas têm palavras diferentes para emoções e sentimentos, e como algumas culturas, particularmente a cultura ocidental, não têm muitas das mesmas expressões emocionais que outras culturas.

Se quisermos desenvolver uma compreensão melhor de como as emoções funcionam e como podemos nos tornar mais inteligentes emocionalmente, precisamos olhar para o cérebro.

Os neurocientistas descobriram três maneiras que os humanos podem se tornar mais inteligentes emocionalmente, e eles não são tão difíceis quanto você pode pensar.



1) Aceitar e praticar a granularidade emocional

O primeiro passo para se tornar mais inteligente emocionalmente é reconhecer que a inteligência emocional é uma coisa. É tão real quanto você e eu. Você precisa aceitar isso e reconhecer que pode ajudá-lo a ter uma vida mais significativa.

Então, você precisa praticar. Regularmente.



Você precisa começar a prestar atenção às emoções que tem e determinar por que está tendo essas emoções.

Não estamos falando sobre sentimentos, lembre-se. Sentimentos não são o mesmo que emoções. Os sentimentos são as reações que criamos sobre as emoções que temos.

Claro, essas palavras costumam ser usadas alternadamente, mas são bem diferentes.

Granularidade emocional significa que você vai fundo para determinar a fonte de suas emoções e presta atenção em como as coisas o fazem sentir quando é dominado pelas emoções.

Como é o amor? Como é a felicidade? Como seu corpo reage quando você está triste ou com medo?

A emoção é o que causa essa felicidade, tristeza ou medo. O sentimento que você obtém da emoção é geralmente o que as pessoas usam para descrever a emoção, como 'Estou com medo', mas a emoção vem primeiro.



2) Expanda seu vocabulário

Para se tornar mais inteligente emocionalmente, você precisa aumentar seu vocabulário.

Caso em questão: quando alguém perguntar como você está se sentindo, não diga 'bem' ou 'bem'. Tente usar outras palavras para descrever suas emoções.

Talvez você esteja se sentindo exultante ou muito feliz por causa de uma promoção. Talvez você esteja se sentindo angustiado porque um animal de estimação faleceu. Veja como essas palavras descrevem melhor suas emoções?

Em vez de dizer: “Estou triste por meu cachorro ter morrido”, você pode usar palavras mais poderosas para permitir que os outros, e você mesmo, entendam como suas emoções estão afetando você.

Mas você precisa conhecer essas palavras para usá-las. Um bom lugar para começar é com o básico: bom, ruim, triste, feliz, preocupado, com raiva.



Pense em outras maneiras de descrever esses sentimentos e você será capaz de identificar as emoções que causam esse sentimento.

3) Crie seu próprio vocabulário para as emoções

Os neurocientistas dizem que criar novas palavras para usar em seu vocabulário de inteligência emocional pode realmente fazer com que você se sintonize com suas emoções em um nível mais profundo.

Por exemplo, quando você está tentando descrever um sentimento de quando não quer dirigir para o trabalho na segunda-feira de manhã, você pode inventar uma palavra para descrever isso, em vez de dizer: “Não quero dirigir para trabalhar amanhã de manhã. ” Talvez você invente uma palavra como 'tristeza de dirigir na segunda-feira' e as pessoas saberão instantaneamente do que você está falando, porque têm a mesma emoção, mas não têm uma palavra ou frase para isso.

Claro, pode parecer um pouco bobo começar a inventar palavras e frases, mas é uma forma de expressão que pode ajudá-lo a desenvolver um vocabulário mais robusto para explicar suas emoções e entendê-las de uma forma mais significativa.

Não tenha medo de pensar fora da caixa aqui, e se você se sentir desconfortável em compartilhar suas novas palavras com outras pessoas, tudo bem também. Afinal, trata-se de construir sua própria inteligência emocional para que você possa viver uma vida mais plena em seus próprios termos.