O Zen Budismo revela o segredo pouco conhecido de não dar a mínima

O Zen Budismo revela o segredo pouco conhecido de não dar a mínima

Se você leu artigos sobre Hack Spirit, provavelmente já ouviu ditos sábios de mestres budistas como The Dalai Lama e Thich Nhat Hanh.

É uma filosofia pacífica que enfatiza não apego e a arte de deixar ir.



Mas você já pensou que isso pode ajudá-lo a não se importar?

Sim, ao praticar algumas filosofias Zen simples, você será capaz de deixar de lado as pequenas coisas que não importam para que possa se concentrar no que realmente importa.

Primeiro, o que não dar a mínima realmente significa

Tenho relutado em usar a frase 'não dou a mínima', pois pode ser associada a um adolescente imprudente que não valoriza nada e não piscaria para fazer algo errado.



Mas não é disso que estamos falando aqui.

O Zen Budismo é uma filosofia pacífica que enfatiza a compaixão e a bondade para com todos os seres sencientes.



Ao abrir nosso coração e mente para os outros, podemos ver a bondade em todos, o que, por sua vez, revelará o que há de bom em nós.

De acordo com os budistas, o que vai, volta. Portanto, se você deseja ser tratado com respeito e compaixão, deve fazer o mesmo pelos outros.

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Abrir seu coração para os outros permitirá que você pare de reagir negativamente. Você ficará em paz com outras pessoas porque verá a energia positiva nos outros e, por sua vez, será menos provável que se importe se eles fizerem algo irritante.

“Se você quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.' - O Dalai Lama

A arte de deixar ir

A primeira nobre verdade do budismo é que desejar leva ao sofrimento.



Esses desejos podem variar de objetos materiais, prazeres sensuais ou até mesmo seus relacionamentos. A razão pela qual o desejo causa sofrimento é que os apegos são transitórios e a perda é inevitável.

O budismo diz que a única constante no universo é a mudança e, ao desejar, você está tentando controlar e consertar as coisas.

O sofrimento virá porque você está indo contra as forças do universo, que é o que causa ansiedade, depressão e emoções negativas.

Isto é colocado de forma bastante eloquente pelo budista Yuval Noah Harari , que explica por que sofremos pela busca do prazer:

“De acordo com o budismo, a raiz do sofrimento não é o sentimento de dor, nem de tristeza, nem mesmo de falta de sentido. Em vez disso, a verdadeira raiz do sofrimento é essa busca sem fim e sem sentido de sentimentos efêmeros, que nos faz estar em um estado constante de tensão, inquietação e insatisfação. Devido a essa busca, a mente nunca está satisfeita. Mesmo quando experimenta o prazer, não fica contente, porque teme que esse sentimento possa desaparecer em breve e anseia que esse sentimento permaneça e se intensifique. As pessoas são liberadas do sofrimento não quando experimentam este ou aquele prazer passageiro, mas sim quando compreendem a natureza impermanente de todos os seus sentimentos e param de desejá-los. ” - Yuval Noah Harari

O truque é concentrar sua mente no momento presente e aproveitar a glória do agora.



Ao fazer isso, você será capaz de abandonar a busca do prazer e simplesmente desfrutar da experiência do momento presente.

Você será capaz de liberar mais facilmente as pequenas coisas que não importam.

De acordo com o mestre budista Thich Nhat Hanh , a prática mais importante é aprender a não se agarrar às coisas na tentativa de criar uma “condição futura de felicidade”.

“A preocupação não leva a nada. Mesmo que você se preocupe vinte vezes mais, isso não mudará a situação do mundo. Na verdade, sua ansiedade só piorará as coisas. Mesmo que as coisas não sejam como gostaríamos, ainda podemos estar contentes, sabendo que estamos dando o nosso melhor e continuaremos a fazê-lo. Se não soubermos respirar, sorrir e viver cada momento de nossa vida profundamente, nunca seremos capazes de ajudar ninguém. Estou feliz no momento presente. Eu não peço mais nada. Não espero felicidade ou condições adicionais que tragam mais felicidade. A prática mais importante é a falta de objetivo, não correr atrás das coisas, não agarrar. ”

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A arte do não apego

De forma semelhante, ao depender de forças externas para controlar nossas emoções, não somos realmente felizes dentro de nós mesmos.

Os budistas dizem que para estarmos verdadeiramente contentes, precisamos encontrar paz interior .

E se tivermos verdadeira paz interior, não importa as circunstâncias, estaremos contentes e felizes.

A melhor maneira de ficar confortável com nós mesmos é praticar o desapego.

Muitas pessoas entendem errado a filosofia do desapego.

Eles acham que significa evitar a vida e as emoções negativas.

No entanto, as pessoas que dominaram o desapego evitam se envolver em emoções e pensamentos negativos. Em vez disso, eles os reconhecem, aceitam e até os abraçam.

O desapego é aprender a abandonar os pensamentos e emoções que criam sofrimento.

Assim que deixarmos de nos apegar aos nossos pensamentos e emoções, podemos sentir alívio e paz interior.

É sobre aprender a não sufocar nossas emoções, mas deixá-las crescer naturalmente e se dissolverem por conta própria.

Precisamos entender que a mudança é a única constante no universo e que não importa o quão desconfortável seja um sentimento negativo, ele acabará passando.

Embora leve tempo e esforço para praticar esse conceito, todos nós somos capazes de praticar a aceitação.

Mitch Albom explica por que aceitar suas emoções permite que você se desligue:

“Leve qualquer emoção - amor por uma mulher, ou tristeza por um ente querido, ou o que estou passando, medo e dor de uma doença mortal. Se você segurar as emoções - se não se permitir passar por elas - você nunca conseguirá se desapegar, você está muito ocupado com medo. Você tem medo da dor, você tem medo da dor. Você tem medo da vulnerabilidade que o amor acarreta. “Mas, ao se lançar nessas emoções, ao permitir-se mergulhar, por todo o caminho, até mesmo acima da sua cabeça, você as experimenta plena e completamente. Você sabe o que é dor. Você sabe o que é amor. Você sabe o que é dor. E só então você pode dizer: 'Tudo bem. Eu experimentei essa emoção. Eu reconheço essa emoção. Agora eu preciso me desligar dessa emoção por um momento '. ”

A questão é: como podemos praticar a aceitação e o desapego?

De acordo com Yuval Noah Harari, trata-se de aprender a observar a mente e o corpo para que possamos reconhecer o que estamos sentindo e pensando sem nos apegar a isso:

“Este é o objetivo das práticas de meditação budista. Na meditação, você deve observar de perto sua mente e seu corpo, testemunhar o incessante surgimento e desaparecimento de todos os seus sentimentos e perceber como é inútil persegui-los. Quando a busca para, a mente fica muito relaxada, clara e satisfeita. Todos os tipos de sentimentos surgem e desaparecem - alegria, raiva, tédio, luxúria - mas, uma vez que você para de desejar determinados sentimentos, pode simplesmente aceitá-los pelo que são. Você vive no momento presente em vez de fantasiar sobre o que poderia ter sido. A serenidade resultante é tão profunda que aqueles que passam suas vidas na busca frenética de sentimentos agradáveis ​​dificilmente podem imaginar. ” - Yuval Noah Harari

(Para aprender mais sobre o não apego e como praticá-lo, verifique nosso guia para o não apego aqui )

Em conclusão

Ao praticar o desapego e o desapego, as forças externas terão menos probabilidade de afetá-lo.

Embora você ainda dê a mínima quando importa, você será capaz de se livrar das pequenas preocupações que não trazem nenhum benefício para sua vida.

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